O estudo do uso e ocupação da terra em bacias hidrográficas: perspectiva temporal e da educação ambiental crítica na Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado, UGRHI 19
DOI:
https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i5.3711Palavras-chave:
Bacia hidrográfica. Educação ambiental crítica. Perspectiva temporal.Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal avaliar o uso e ocupação da terra na bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado, localizado na UGRHI 19, Baixo Tietê numa perspectiva temporal e relacioná-lo com a metodologia crítica na educação ambiental, tendo como premissa o trabalho realizado pelo Centro de Educação Ambiental na bacia hidrográfica em questão. Neste sentido ressalto que a bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado funciona como único manancial d´água da cidade de Penápolis, portanto, observar e analisar temporalmente o uso e ocupação do solo na bacia e seu projeto de educação ambiental servem como parâmetro para entender o estado ambiental da área. Para tanto, foram analisados o uso e ocupação nos anos 2001, 2006, 2011, 2016 e 2021, sendo confeccionados os mapas temáticos referentes a cada ano por meio de imagens de satélites em ambiente software. Além disso, a educação ambiental foi abordada de forma teórica e analisada como estudo de caso. Os resultados obtidos levam a entender o processo de alternância da predominância do uso e ocupação da terra conforme os anos, passando de pastagem para cultura temporária. Com enfoque no corpo d´água, percebe-se que o mesmo se mantém estável enquanto a mancha urbana cresce, significando um possível problema futuro de demanda d´água da bacia hidrográfica em questão. A análise do projeto de educação ambiental se mostra em constante aperfeiçoamento, tendo importância regional.
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