O Sateré-Mawé na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Rômulo Ribeiro Machado Professor Doutorando em Letras, UNICENTRO, Brasil.
  • Izaquiel Mateus Macedo Gomes Professor Doutorando em Desenvolvimento Rural, UFRGS, Brasil.
  • Iara Batista da Silva Mestranda em Ensino Tecnológico, IFAM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i5.3712

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Sociedade. Cultura.

Resumo

Ao vislumbrar a história, cultura e sociedade do povo Sateré-Mawé, que tem trajetória ligada ao cultivo do guaraná, bem como com a história de Maués, somado à Educação Profissional e Tecnológica vemos margem para descrever como esse povo é visto pelos finalistas do Curso Técnico de Nível Médio na Forma Integrada em Agropecuária do campus Maués. Assim, partir de indagações presentes na educação, sociedade e cultura relativas as questões de hierarquias sociais impostas a pessoas diferentes fez com que essa pesquisa tenha como objetivo geral: descrever a visão que os finalistas do Curso em Agropecuária, do IFAM/CMA, no ano de 2022, tem em relação ao Povo Sateré-Mawé. Está pesquisa é qualitativa a partir do olhar dos estudos culturais. Quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva (GIL, 2002, p. 41). Quanto aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica, documental, e de levantamento. Quanto aos instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários fechados e abertos, e a observação participante. Como suporte teórico temos BOGDAN e BIKLEN (1991), SILVA (1999 e 2010) e AGUIAR (2007). A história e cultura do Povo Sateré-Mawé se confunde com a história da cidade de Maués, a segundo não existiria como é conhecida hoje sem o primeiro, contudo a valorização dada a cultura do guaraná não é a mesma dada a este povo, que dentro do discurso cordial apresentado vem camufladas palavras preconceituosas.

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Publicado

03-06-2023

Como Citar

Machado, R. R., Gomes, I. M. M., & Silva, I. B. da. (2023). O Sateré-Mawé na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Revista De Tecnologia & Gestão Sustentável, 2(5). https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i5.3712

Edição

Seção

Artigos