Reflexões para uma pedagogia salutar na Educação Infantil

Autores

  • Jaqueline Rodrigues Ferreira Doutoranda, Unesp- Marília-SP, Brasil
  • Alonso Bezerra de Carvalho Professor Doutor, Unesp- Marília-SP, Brasil
  • Jessyca Eiras Jatobá Santos Doutoranda, Unesp- Marília-SP, Brasil
  • Amna Gohar Doutoranda, Unesp- Marília-SP, Brasil
  • Naiana Leme Camoleze Mestranda, Unesp- Marília-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i5.3716

Palavras-chave:

Educação Infantil; linguagens estéticas; natureza;

Resumo

Nos dias de hoje observamos na escola a necessidade de superação de práticas escolarizadas, conteudistas e racionalistas, desde a Educação Infantil. Pois, compreendemos neste estudo que estas práticas interferem sobre o desenvolvimento das crianças, distanciando-as de se desenvolver a partir da mobilização da imaginação, do pensamento infantil e de diferentes linguagens estéticas. Ademais, em virtude da atual crise ambiental, observamos a necessidade de se pensar no desenvolvimento da criança a partir do contato e observação de processos da natureza. Tendo em vista tais problemáticas, as expressões do pensamento na primeira infância se constituem de linguagens estéticas. Logo, o contato com a natureza na Educação Infantil, contribui para o desenvolvimento da linguagem estética nas crianças, respeitando a cultura da infância. Ao considerarmos estas reflexões, este estudo utilizará a abordagem de revisão bibliográfica, tendo como objetivos compreender e discutir sobre o paradigma da racionalidade e do dualismo sociedade e natureza, ambos incutidos na escola, sobretudo, a partir da modernidade.

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Publicado

03-06-2023

Como Citar

Ferreira, J. R., Carvalho, A. B. de, Santos, J. E. J., Gohar, A., & Camoleze, N. L. (2023). Reflexões para uma pedagogia salutar na Educação Infantil. Revista De Tecnologia & Gestão Sustentável, 2(5). https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i5.3716

Edição

Seção

Artigos