Diálogo entre o Relatório LUZ e textos acadêmicos: um estudo sobre o ODS 11

Autores

  • Denise Regina da Costa Aguiar Professora Doutora, UNIBRASIL, Brasil
  • Delma Maria Correia Cirilo Professora Mestre, SEMED-AP, Brasil
  • Flavia Grecco Resende Professora Mestre, UNIBRASIL, Brasil
  • Marcia Dall’Agnol Professora Mestre, IFFAR, Brasil
  • Adriano de Souza Freitas Professor Mestre, IFS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i6.4306

Palavras-chave:

Cidades Sustentáveis, Direitos Sociais, Ambiente Humano

Resumo

O presente estudo objetivou investigar e compreender os desafios, as fragilidades e as possibilidades para o cumprimento das metas estabelecidas no ODS 11 – Cidades Sustentáveis e Comunidades Sustentáveis até 2030, no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, com análise documental e revisão de artigos científicos. Pode-se concluir que a análise dos relatórios LUZ, no período de 2018 a 2022, sobre o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis permitiu evidenciar que em todas as metas, no Brasil, houve retrocesso; que há interdependência e a importância da integração entre os ODS para a solução dos problemas nas cidades, que se pretendem inclusivas e sustentáveis; que  o ODS 11 é desafiante, pois se refere à superação de problemáticas solidificadas na sociedade que exigirão o esforço conjunto de todas as partes envolvidas, do poder público e da sociedade civil para a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis.

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

Aguiar , D. R. da C., Cirilo , D. M. C., Resende, F. G., Dall’Agnol , M., & Freitas, A. de S. (2023). Diálogo entre o Relatório LUZ e textos acadêmicos: um estudo sobre o ODS 11. Revista De Tecnologia & Gestão Sustentável, 2(6). https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i6.4306

Edição

Seção

Artigos