Políticas públicas na agricultura familiar para a manutenção de Quintais agroecológicos que realizam a produção de alimentos em um município da região metropolitana de Belém/PA.

Autores

  • Adriano Lázaro Gama Teixeira Pedagogo, Graduando de Geografia da UFPA, Brasil
  • Rita Denize de Oliveira Professora Doutora, UFPA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i6.4320

Palavras-chave:

Políticas públicas, Agricultura familiar, Quintal agroecologico

Resumo

O presente artigo foi uma pesquisa baseada nas orientações de (GIL, 2008) na perspectiva do método experimental, com o intuito de fomentar a pesquisa acadêmica e o ensino de geografia em campo. A pesquisa de campo teve como um dos objetivos identificar “quintal agroecológico” para produção de alimentos saudáveis que estivessem em atividade na capital paraense (Belém/PA) e/ou em algum outro município que compõem a região metropolitana de Belém (quintal identificado no município de Marituba/PA). In loco, foi realizado a aplicação do questionário “sociodiversidade e mudanças climáticas em quintais, sítios e terreiros social” que subsidiou a elaboração de relatório científico e a identificação de resultados inerentes ao assunto pesquisado. Fica também evidenciado que a preservação e manutenção do espaço denominado Quintal Agroecológico como recurso imprescindível para produção de alimentos livres de agrotóxicos e outros agentes químicos nocivos à saúde humana requer um olhar diferenciado das ações de Estado sobre esses espaços.  Imagens de satélite confirmam que está ocorrendo um avanço desenfreado da especulação imobiliária que sufoca gradativamente a expansão de áreas semelhantes como à pesquisada. Logo, políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e para a manutenção de quintais agroecológicas devem ser intensificadas com intuito da preservação e a manutenção cultural do cultivo destes alimentos, pois estas técnicas de cultivo já fazem parte de uma tradição familiar que é repassada por muitas gerações de agricultores que tem no quintal agroecológico sua principal fonte de captação de renda destes e de outros agricultores que se juntam aos milhares espalhados em todo o território nacional.

Downloads

Publicado

08-11-2023

Como Citar

Teixeira, A. L. G., & Oliveira, R. D. de. (2023). Políticas públicas na agricultura familiar para a manutenção de Quintais agroecológicos que realizam a produção de alimentos em um município da região metropolitana de Belém/PA . Revista De Tecnologia & Gestão Sustentável, 2(6). https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i6.4320

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)