Sequência Didática: uma abordagem sobre Resíduos Sólidos sob a ótica da Metodologia da Mediação Dialética.

Autores

  • Maysa Azani da Silva Mestranda em Ensino e Processos Formativos, UNESP, Brasil
  • Thyenne Menezes Rocha Mestranda em Ensino e Processos Formativos, UNESP, Brasil.
  • Carolina Buso Dornfeld Professora Doutora, UNESP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i7.4651

Palavras-chave:

Reflexão, Educação Ambiental, CTSA

Resumo

Os Resíduos Sólidos emergem como uma das questões mais presentes, suscitando consideráveis inquietações sociais. Neste trabalho, usamos as abordagens Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Educação Ambiental (EA) com o objetivo de elaborar uma Sequência Didática que aborda Resíduos Sólidos enfatizando o consumo consciente, o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para um descarte responsável, a reutilização e a reciclagem de materiais empregados. Estudos têm apontado para a falta de uma abordagem prática no ambiente escolar em relação a essas e outras questões ambientais. Diante desse panorama, a Sequência Didática foi desenvolvida com base na Metodologia da Mediação Dialética (MMD), que é composta por quatro etapas: 1. Resgatando e registrando, 2. Problematizando, 3. Sistematizando e 4. Produzindo. Nas aulas poderão ser apresentadas uma introdução ao problema social, ocorrer o levantamento de concepções prévias, apresentações dos conceitos de Resíduos Sólidos e descarte e reutilização dos materiais descartados de forma incorreta. Esta metodologia promove a construção do conhecimento, estimulando uma aprendizagem envolvente e espontânea por meio da argumentação, reflexão, interesse e interação entre estudantes e professores, dando suporte ao processo de ensino- aprendizagem.

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

Silva, M. A. da, Rocha, T. M., & Dornfeld, C. B. (2023). Sequência Didática: uma abordagem sobre Resíduos Sólidos sob a ótica da Metodologia da Mediação Dialética . Revista De Tecnologia & Gestão Sustentável, 2(7). https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i7.4651

Edição

Seção

Artigos