Sequência Didática: uma abordagem sobre Resíduos Sólidos sob a ótica da Metodologia da Mediação Dialética.
DOI:
https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i7.4651Palavras-chave:
Reflexão, Educação Ambiental, CTSAResumo
Os Resíduos Sólidos emergem como uma das questões mais presentes, suscitando consideráveis inquietações sociais. Neste trabalho, usamos as abordagens Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Educação Ambiental (EA) com o objetivo de elaborar uma Sequência Didática que aborda Resíduos Sólidos enfatizando o consumo consciente, o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para um descarte responsável, a reutilização e a reciclagem de materiais empregados. Estudos têm apontado para a falta de uma abordagem prática no ambiente escolar em relação a essas e outras questões ambientais. Diante desse panorama, a Sequência Didática foi desenvolvida com base na Metodologia da Mediação Dialética (MMD), que é composta por quatro etapas: 1. Resgatando e registrando, 2. Problematizando, 3. Sistematizando e 4. Produzindo. Nas aulas poderão ser apresentadas uma introdução ao problema social, ocorrer o levantamento de concepções prévias, apresentações dos conceitos de Resíduos Sólidos e descarte e reutilização dos materiais descartados de forma incorreta. Esta metodologia promove a construção do conhecimento, estimulando uma aprendizagem envolvente e espontânea por meio da argumentação, reflexão, interesse e interação entre estudantes e professores, dando suporte ao processo de ensino- aprendizagem.
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