Oficina como espaço de problematização do tema “Mudanças Climáticas” no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão sistemática

Autores

  • Adriene Jaqueline Aubérico Acadêmica, UEM, Brasil
  • Ana Tiyomi Obara Professora Doutora, UEM, Brasil.

Palavras-chave:

Aprendizagem. Investigação. Didática. Dinâmica.

Resumo

Desenvolvida no ensino de Ciências e Biologia, a oficina além de aproximar os estudantes à linguagem científica, possibilita criar condições para se problematizar questões e dilemas socioambientais presentes na vida contemporânea, promovendo, assim, uma visão crítica da realidade. Dentre as questões socioambientais mais preocupantes, pela sua abrangência global, destaca-se as “mudanças climáticas” em curso. Devido ao alto impacto social e ambiental do fenômeno, além do baixo destaque do tema entre as pesquisas de práticas de ensino no Brasil, o presente estudo objetiva investigar os trabalhos existentes sobre o uso das oficinas por professores de Ciências e Biologia para se trabalhar o tema “mudanças climáticas”, visando compreender como tal estratégia tem sido utilizada no espaço escolar. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática do assunto, levantando as principais análises dissertadas em trabalhos e pesquisas acadêmicas no decorrer dos últimos 10 anos (de 2012 a 2022) nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC). A partir das análises realizadas ao longo dos anais, é possível evidenciar a escassez de trabalhos relativos ao ensino para as Mudanças Climáticas, tendo como estratégia metodológica as oficinas. Por consequência, observa-se a necessidade de se fomentar o uso de oficinas, visando promover um ensino integrado e investigativo, com problematizações, debates e construções críticas sobre a temática mudanças climáticas pelos docentes e alunos da educação básica.

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

AUBÉRICO, Adriene Jaqueline; OBARA, Ana Tiyomi. Oficina como espaço de problematização do tema “Mudanças Climáticas” no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão sistemática. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3555. Acesso em: 23 nov. 2024.