Oficina como espaço de problematização do tema “Mudanças Climáticas” no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão sistemática
Palavras-chave:
Aprendizagem. Investigação. Didática. Dinâmica.Resumo
Desenvolvida no ensino de Ciências e Biologia, a oficina além de aproximar os estudantes à linguagem científica, possibilita criar condições para se problematizar questões e dilemas socioambientais presentes na vida contemporânea, promovendo, assim, uma visão crítica da realidade. Dentre as questões socioambientais mais preocupantes, pela sua abrangência global, destaca-se as “mudanças climáticas” em curso. Devido ao alto impacto social e ambiental do fenômeno, além do baixo destaque do tema entre as pesquisas de práticas de ensino no Brasil, o presente estudo objetiva investigar os trabalhos existentes sobre o uso das oficinas por professores de Ciências e Biologia para se trabalhar o tema “mudanças climáticas”, visando compreender como tal estratégia tem sido utilizada no espaço escolar. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática do assunto, levantando as principais análises dissertadas em trabalhos e pesquisas acadêmicas no decorrer dos últimos 10 anos (de 2012 a 2022) nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC). A partir das análises realizadas ao longo dos anais, é possível evidenciar a escassez de trabalhos relativos ao ensino para as Mudanças Climáticas, tendo como estratégia metodológica as oficinas. Por consequência, observa-se a necessidade de se fomentar o uso de oficinas, visando promover um ensino integrado e investigativo, com problematizações, debates e construções críticas sobre a temática mudanças climáticas pelos docentes e alunos da educação básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scientific Journal ANAP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.