Espiral de ervas e educação ambiental escolar sob a égide da permacultura

Autores

  • Clair Bronzati Mestranda do Programa de Pós-Graduação da UNESP
  • Fernando Sérgio Okimoto Professor Doutor, UNESP, Brasil.

Palavras-chave:

Espiral de ervas. Educação ambiental. Permacultura.

Resumo

Este artigo trata da construção de uma espiral de ervas com alunos do quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Augusto de Campos”, em Pradópolis/SP, como um excelente instrumento de educação ambiental na aprendizagem de ervas medicinais fundamentado na Soberania Alimentar, Tecnologias Sociais e Bioconstrução dos espaços Escolares e Urbanos e na Permacultura. A espiral de ervas foi elaborada com a parceria dos alunos e colaboradores nos diversos processos de sua criação e, sendo uma Tecnologia Social, o intuito foi levar aos discentes e a comunidade escolar os conhecimentos necessários para a promoção de segurança e soberania alimentar, através da troca de experiências e práticas no contato com a terra, com a pretensão social de multiplicá-la no território municipal. É imperativo afirmar que a metodologia ativa empregada levou os educandos à compreensão de que não se deve brigar com a natureza ao manejá-la, mas que existe uma outra forma de convivência entre homem e natureza, muito mais harmoniosa e profícua para ambos. Os resultados levaram a conclusão de que a educação ambiental desenvolvida na escola de ensino fundamental (anos iniciais) é capaz de sensibilizar os alunos com relação às temáticas que envolvem os cuidados com o meio ambiente.

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

BRONZATI, Clair; OKIMOTO, Fernando Sérgio. Espiral de ervas e educação ambiental escolar sob a égide da permacultura. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3560. Acesso em: 23 nov. 2024.