A percepção de bem-estar dos estudantes do 4º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS Campus Rio Grande
Palavras-chave:
Bem-estar. Psicologia Positiva. Educação Ambiental.Resumo
Este estudo busca avaliar a percepção de bem-estar dos estudantes do ensino médio integrado do IFRS Campus Rio Grande e de alguma forma contribuir para a construção da formação integral dos estudantes e colaborar com a instituição no sentido de fornecer subsídio para a análise de cenários. No ambiente escolar, a partir da pesquisa sobre bem-estar subjetivo é possível traçar rotas e estratégias que conduzam os estudantes a reflexão, a pensar na vida com alegria e desejo de construir um mundo melhor, mais sustentável, justo e igual. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, participante, uma vez que sou servidora e integro o ambiente do IFRS Campus Rio Grande e também a pesquisa bibliográfica, para que por meio dela se possa ter uma maior compreensão dos temas abordados. Foram aplicadas ainda ferramentas medir o bem-estar subjetivo, a Escala da Satisfação de Vida (ESV) e a Escala de Afetos Positivos e Negativos para Adolescentes (EAPN-A). Foi identificado, no geral, baixo índice de bem-estar subjetivo na amostra pesquisada, e é possível ponderar que as práticas da Psicologia Positiva podem ser alternativas para aumentar o nível de satisfação humana e promover o bem-estar coletivo. Aproximar as práticas da Psicologia Positiva e a Educação Ambiental como temas transversais tem se mostrado, nos poucos estudos existentes, um caminho promissor para promover o bem-estar coletivo. É tempo de repensar a escola e suas práticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.