Educomunicação como prática em Educação Ambiental: estado do conhecimento com base na análise de dissertações e teses brasileiras
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Educação básica. Educomunicação socioambiental.Resumo
A educomunicação socioambiental tem como caráter ser interdisciplinar, transversal, crítica, dialógica e colaborativa, permitindo o entendimento, a reflexão e ações sobre questões socioambientais. Com esse viés, buscamos sistematizar as produções científicas sobre o uso da educomunicação em ações de Educação Ambiental (EA) com alunos da educação básica em espaços formais e não-formais de ensino por meio do mapeamento de teses e dissertações produzidas no Brasil. Metodologicamente, este trabalho é caracterizado como Estado do Conhecimento (EC) e seguimos as seguintes etapas: bibliografia anotada, bibliografia sistematizada, bibliografia categorizada e bibliografia propositiva. Para encontrar as teses e dissertações, utilizamos os descritores: “Educomunicação” e “Educação Ambiental” nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTDC) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Selecionamos 14 pesquisas empíricas consideradas relevantes para nosso objetivo. Além destes resultados, analisamos e discutimos também algumas categorias selecionadas, são elas: uso da educomunicação como recurso pedagógico; educação participativa e dialogada; uso da educação ambiental crítica; e ações de EA em espaços formais e não-formais. Pudemos notar nas pesquisas que houve intervenções por meio de oficinas, produção de vídeos, nuvem de palavras, saídas a campo, rodas de conversas e outros. Por meio deste e outros motivos que defendemos a importância de unir a educomunicação com a EA, pois possibilitam vários meios que contribuíram para a construção de cidadania e mudanças de valores dos educandos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.