Indicadores de Sustentabilidade para Gestão da Água: Análise da Segurança Hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe
Palavras-chave:
Segurança hídrica. Saneamento básico. Recursos hídricos. Sustentabilidade.Resumo
A segurança hídrica envolve o uso sustentável e a proteção dos mananciais, de modo a se dispor de água em quantidade e qualidade adequadas à saúde, aos meios de subsistência, aos ecossistemas e à produção, além de protegê-la contra os efeitos negativos dos eventos climáticos extremos. Internacionalmente, o conceito de segurança hídrica começou a ser discutido na década de 90, sobretudo, a partir de 2009, quando o assunto passou a ser objeto de maior número de publicações. No Brasil, a Lei Federal 9433/97, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, e as leis estaduais correspondentes trazem implícito o conceito de segurança hídrica. Entretanto, somente em 2019 foi lançado o Plano Nacional de Segurança Hídrica, que passou a ser o instrumento fundamental de tomada de decisões nesse tema. O objetivo da pesquisa foi pré-selecionar indicadores para analisar a segurança hídrica dos municípios contemplados na bacia do rio Capibaribe, no âmbito da gestão sustentável da água. Para alcançar esse objetivo foi adotada a seguinte metodologia: pré-seleção de indicadores; aplicação de questionário a um painel de especialistas; estruturar um banco de dados. Sendo assim, este trabalho visa trazer subsídios de forma a contribuir para ações e políticas públicas de segurança hídrica por meio da elaboração de um banco de dados de indicadores. Além disso, essa pesquisa é uma proposta para trabalhos futuros, sendo possível definir uma equação do índice de segurança hídrica para os municípios da bacia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.