Reformas educacionais brasileiras no contexto das disputas ideológicas refletidas na educação ambiental no ensino médio

Autores

  • Fabiana Silva Botta Demizu Professora Mestre, Unespar, Brasil
  • Sonia Maria Crivelli Mataruco Professora Mestre, Unespar, Brasil
  • Ana Tiyomi Obara Professora Dra. UEM, Brasil
  • Jéssica Pereira de Oliveira Professora, Especialista, Unifatecie, Brasil
  • Vitor Santiago Carvalho Professor, Especialista, Unifatecie, Brasil

Palavras-chave:

Reformas educacionais. Educação Ambiental. Currículo.

Resumo

Esta pesquisa faz parte de um estudo maior sobre a Educação Ambiental no contexto das reformas educacionais brasileiras. Esse artigo tem como objetivo principal discutir, sinteticamente, como a área de Educação Ambiental foi delineada na Nova Reforma do Ensino Médio no Brasil, implementada em 2017, uma vez que esta trouxe mudanças significativas na educação, com críticas e questionamentos por parte dos educadores e pesquisadores da área. Nesse recorte temporal, ocorreram inúmeros conflitos políticos e econômicos, tais como alguns movimentos sociais relevantes que demarcaram o debate da educação brasileira. Por meio de um estudo bibliográfico, primeiro buscamos compreender as transformações da nova reforma que prevê a possibilidade de que os estudantes optem por algumas disciplinas de acordo com suas aptidões e interesses, incluindo disciplinas eletivas relacionadas à Educação Ambiental. Em seguida, discutimos a implementação efetiva dessas medidas, as quais dependem da atuação dos gestores e professores, bem como da disponibilidade de recursos para a realização de atividades e formação inicial e continuada dos profissionais. Depois verificamos se a BNCC possibilita efetivamente que a Educação Ambiental seja abordada de forma transversal e crítica, levando em consideração a realidade social e ambiental local e global, para que os estudantes possam compreender a complexa relação entre seres humanos e meio ambiente e atuar de forma consciente e responsável. Com isso concluímos que se os fatores sociais, políticos, econômicos e sociais, estiverem voltados apenas para a maximização do lucro a educação pode ser vista como um espaço de resistência e de construção de alternativas ao sistema capitalista. Logo, a crítica ao capitalismo e a educação estão diretamente relacionadas, pois, a forma como a educação é estruturada e conduzida em uma sociedade capitalista pode ter implicações profundas na forma como as pessoas pensam, agem e se relacionam com o mundo ao seu redor

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Publicado

2023-04-08

Como Citar

Demizu , F. S. B., Mataruco , S. M. C., Obara, A. T., Oliveira, J. P. de, & Carvalho, V. S. (2023). Reformas educacionais brasileiras no contexto das disputas ideológicas refletidas na educação ambiental no ensino médio. Scientific Journal ANAP, 1(2). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3608