Segregação, espaço e territorialidade: relações de influência do Plano Diretor Municipal da São Luís contemporânea

Autores

  • André Rodrigues de Freitas Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (CEUMA, 2015); Especialista em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades (UCAM, 2018); Mestrando em Geografia (PPGGeo/UFMA), Brasil
  • Júlia Kátia Borgneth Petrus Doutora em Geografia, UFMA, Brasil

Palavras-chave:

Dinâmica do espaço; Expansão urbana; Planejamento urbano; Segregação espacial; Territorialidades.

Resumo

São Luís é palco de diversidade cultural e demonstra aspectos socioambientais que a colocam sob visibilidade turística, política e acadêmica durante boa parte de sua história. Os processos industriais, em meio ao século XX, tornam a cidade cenário para grandes transformações que serão debatidas dentro de um cerco espaço-temporal delimitado pelo urbano, a relação com o rural e o pós 1950, período que determina mudanças na capital e traz problemáticas do moderno, como o surgimento de novas divisões, grandes empreendimentos de infraestrutura e mobilidade, bem como o aumento acentuado da população e o surgimento de áreas marginalizadas. Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de ocupação, a relação de expansão urbana e políticas públicas de planejamento, e as influências sobre o território da capital do Estado do Maranhão através do Plano Diretor Municipal. Para tal, será necessário, comparar as relações intra-urbanas e suas expansões ao longo das últimas décadas, para então definir influências no processo de territorialização da cidade que gera conflitos sociais, a escassez de debates sobre a política urbana e a paradoxal espacialização contemporânea da cidade Patrimônio. A pesquisa parte de um estudo empírico, de abordagem quali-quantitativa, natureza básica, objetivo descritivo e procedimentos de estudo de caso. Como hipóteses temos: o silenciamento dos indivíduos na construção de uma política urbana eficiente em ações possíveis do Plano Diretor; a cidade e os indivíduos sem integração de ações público-privadas mediadas pela função social desta legislação tomando o caos urbano como resultante negada do desenvolvimento propagado pela ideia de progresso.

Downloads

Publicado

2023-04-08

Como Citar

FREITAS, André Rodrigues de; PETRUS, Júlia Kátia Borgneth. Segregação, espaço e territorialidade: relações de influência do Plano Diretor Municipal da São Luís contemporânea . Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3609. Acesso em: 23 nov. 2024.