Voluntariados nas unidades de conservação brasileiras: Uma revisão teórica

Autores

  • Thiago Pismel Bassetti Graduando, UEM, Brasil
  • Ana Tiyomi Obara Professora Doutora, UEM, Brasil

Palavras-chave:

Unidade de Conservação; Programa de Voluntariado; Educação Ambiental.

Resumo

As Unidades de Conservação (UCs) no Brasil foram criadas para preservar a biodiversidade. Recentemente, programas de voluntariado se tornaram uma estratégia fundamental para gestão e conservação dessas áreas naturais. Eles buscam envolver diferentes atores sociais para colaborar nas ações previstas nos planos de manejo. Para entender melhor esses programas, foram levantadas no presente artigo algumas questões, como: Quando surgiram os programas de voluntariado nas UCs? Quais são seus objetivos principais? Há legislações que fundamentam os programas existentes? Como é o processo de Educação Ambiental nesses programas? Qual a percepção ambiental dos voluntários? Há processos avaliativos para garantir o futuro dos programas? A revisão narrativa da literatura existente mostrou que apesar de recentes, os programas de voluntariado já possuem legislação própria que permite a colaboração dos voluntários na gestão das UCs. Eles também ampliam a percepção ambiental dos participantes, contribuindo para a Educação Ambiental de visitantes e da comunidade local. As avaliações realizadas evidenciam o papel positivo dos programas de voluntariado para gestão sustentável das áreas naturais.

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Publicado

2023-04-08

Como Citar

Bassetti, T. P., & Obara , A. T. (2023). Voluntariados nas unidades de conservação brasileiras: Uma revisão teórica . Scientific Journal ANAP, 1(2). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3610