A cidade das bordas: sobre as representações sociais das paisagens de favela no bairro Palmeiras - São Gonçalo em um contexto desenvolvimentista
Palavras-chave:
Paisagem social; segregação socioespacial; sul global; urbanidade; direito à cidade.Resumo
O presente artigo trata das mudanças na paisagem periférica geradas por políticas urbanas desenvolvimentistas em um contexto de economia exploratória. Propõe-se, através desse ensaio, o debate sobre a exclusão socioespacial de comunidades marginalizadas junto às obras que se colocam como marcos do desenvolvimento no Brasil, tomando como recorte o caso do bairro Palmeiras, em São Gonçalo-RJ. Esse artigo objetiva demonstrar algumas das representações da paisagem em transformação no Complexo do Salgueiro, sob a ótica de moradores locais através da pesquisa experiencial e observação de viés etnotopográfico. Para isso, foram realizadas visitas a campo pelo método walkthrough, com a realização de desenhos, fotos, anotações e entrevistas informais que auxiliaram na elaboração de mapas e diagramas. Através da pesquisa foi possível perceber que há níveis de segregação socioespacial mesmo dentro da própria comunidade do Salgueiro e as falas dos moradores confirmam a estratificação como uma realidade local. Tal situação é ainda agravada pela falta de políticas públicas e conflitos territoriais recorrentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.