Acessibilidade e teatros: a inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Clara de Lanna Borges Caixeta Mestre em Música (Educação e Cognição), UFPR, Brasil
  • Cira Líria Borges Caixeta Mestranda, ATITUS Educação, Brasil
  • Dirceu Piccinato Junior Professor Doutor, ATITUS Educação, Brasil
  • Thaísa Leal da Silva Professora Doutora, ATITUS Educação, Brasil

Palavras-chave:

Acessibilidade. Teatro. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) enfrentam diversas barreiras ao acesso de espaços culturais, como cinemas, teatros, museus, entre outros. Além de restrições inerentes ao TEA como limitações na comunicação, e uma sobrecarga emocional e sensorial, existem também questões estruturais como a falta de adaptação dos espaços para recebê-los adequadamente. Diante disso, este estudo possui como objetivo identificar possíveis melhorias que podem ser aplicadas a teatros, visando melhorar a experiência de uma pessoa com o Transtorno do Espectro Autista, minimizando as dificuldades enfrentadas, bem como potencializando estratégias e recursos. A metodologia é de cunho qualitativo exploratório descritivo, e baseou-se em pesquisa bibliográfica e estudos de caso de programas de acessibilidade existentes. O estudo torna-se relevante pois busca valorizar as habilidades e perspectivas únicas de uma pessoa com TEA, proporcionando ambientes adequados para que possa desfrutar de novas experiências. Os resultados da pesquisa apontaram que existem adaptações que podem ser feitas em teatros, com baixo custo e de forma rápida, melhorando a experiência e acessibilidade desses espaços para pessoas com TEA.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Caixeta, C. de L. B., Caixeta, C. L. B., Piccinato Junior, D., & Silva, T. L. da. (2023). Acessibilidade e teatros: a inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Scientific Journal ANAP, 1(3). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3793