Análise do uso e ocupação do solo no município de Juiz de Fora-MG com a utilização do sensoriamento remoto entre os anos de 1985 e 2021

Autores

  • Priscila Viegas Victor Mestranda, UFJF, Brasil.
  • Nádia Gonçalves Leite Mestranda, UFJF, Brasil.
  • Cézar Henrique Barra Rocha Professor Doutor, UFJF, Brasil.

Palavras-chave:

Geoprocessamento. MapBiomas. Sensoriamento Remoto. Semiautomatic Classification Plug-in. Cobertura do Solo.

Resumo

Devido ao processo de urbanização acentuado e a falta de um planejamento urbano adequado, negligenciando questões ambientais, cada vez mais os municípios brasileiros são impactados por eventos extremos de precipitação. A troca de classes de uso do solo ao longo do tempo tem contribuído para o desmatamento e impermeabilização, tornando mais complexas essas questões.  Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar o reconhecimento do processo de desenvolvimento do Uso e Ocupação no município de Juiz de Fora - MG, auxiliando, assim, estudos e futuros projetos com base nessa temática. Foi realizada uma análise quantitativa do crescimento urbano de ocupação da localidade através do software QGis com a base de dados do MapBiomas, apresentando informações no decorrer de quase quatro décadas, durante os anos de 1985 e 2021. Como resultado, constatou-se um crescimento de áreas urbanas de 59,11% em detrimento das pastagens que reduziram 76,66% com destaque para uma dinâmica maior na região Norte do município. Portanto, a pesquisa contempla e contribui para a incorporação desses parâmetros no monitoramento dos impactos na vegetação e na água, visando mitigar os problemas e estimular políticas sustentáveis de planejamento do uso do solo.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

VICTOR, Priscila Viegas; LEITE, Nádia Gonçalves; ROCHA, Cézar Henrique Barra. Análise do uso e ocupação do solo no município de Juiz de Fora-MG com a utilização do sensoriamento remoto entre os anos de 1985 e 2021. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 3, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3800. Acesso em: 23 nov. 2024.