Apropriação pós-pandemia em parque urbano: notas de uma análise sobre o uso de mobiliário urbano no Parque da Gare, em Passo Fundo/RS

Autores

  • Laura Pasa Cambrussi Mestre Arquiteta e Urbanista, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Escola Politécnica, Atitus Educação, Campus Santa Terezinha, Passo Fundo, Brasil.
  • Grace Tibério Cardoso Professora Doutora, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Escola Politécnica, Atitus Educação, Campus Santa Terezinha, Passo Fundo, Brasil.

Palavras-chave:

Espaço Público. Parque Urbano. Uso e Apropriação. COVID-19.

Resumo

A pandemia estabeleceu uma contradição nas cidades, onde um espaço público, como um parque urbano, facilitador de atividades e interações sociais, foi também impulsionador da transmissão do vírus da COVID-19. Assim, essa nova dinâmica pode ter impactado no olhar do usuário quanto a cidade e seus atributos, compelindo ao respiro urbano, facetas de aversão. Desta forma, objetiva-se investigar o processo de uso e apropriação do Parque da Gare, em Passo Fundo, norte do estado do Rio Grande do Sul, a partir do comportamento e percepção dos usuários do espaço, após o cenário pandêmico. A metodologia aplicada acontece em dois momentos, onde, primeiramente, para mapear o processo de escolhas dos usuários, o método de análise comportamental foi aplicado, realizando observações sistemáticas. Em um segundo momento, combinou-se as observações com a percepção do usuário por meio de questionários online, contribuindo para uma avaliação macro. Discutindo os resultados, foi possível constar que importantes alterações na apropriação do mobiliário urbano ocorreram, juntamente com impactos na preferência. Notou-se que respondentes da pesquisa não se sentem seguros em utilizar mobiliários do local, o que demanda intervenções em nível de gestão, manutenção e novas propostas de projeto em parques. Com o trabalho, especializou-se preferências observadas, compreendendo padrões de atitudes e comportamentos, contribuindo para o entendimento de percepções urbanas. Conclui-se, então, que estes locais de grande valia na saúde citadina necessitam de adequações, para reconectar o usuário com a infraestrutura do parque, garantindo sensações mais positivas e seguras nessa retomada a cidade.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Cambrussi , L. P., & Cardoso , G. T. (2023). Apropriação pós-pandemia em parque urbano: notas de uma análise sobre o uso de mobiliário urbano no Parque da Gare, em Passo Fundo/RS . Scientific Journal ANAP, 1(3). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3804