Arborização como estratégia de promoção da saúde nas ciclovias de um município com condições climáticas desfavoráveis ao transporte ativo
Palavras-chave:
Mobilidade ativa. Conforto térmico. Espaços verdes urbanos. Qualidade de vida. Sustentabilidade ambiental.Resumo
Melhorar as condições e o incentivo à mobilidade ativa tornou-se uma necessidade nos parâmetros atuais de urbanização no Brasil. O uso do transporte ativo, através da bicicleta, confere característica sustentável ao ambiente urbano integrando melhorias ambientais, sociais e econômicas. O presente estudo tem como objetivo analisar a influência da arborização sobre a condição de conforto nas estruturas cicloviárias em um município brasileiro em região de clima com condições extremas: altas temperaturas e umidades desfavoráveis ao transporte ativo. Foram coletados dados de temperatura e umidade relativa com o uso de um termo-higrômetro HTR-157 em 7 estruturas urbanas cicloviárias do município de Sinop, Estado do Mato Grosso, Brasil, nos meses de março a julho de 2020. Os dados de temperatura e umidade foram utilizados para a determinação do Índice de Temperatura e Umidade (ITU). A análise através de dendograma, realizada pelo método do agrupamento hierárquico, para as ciclovias arborizadas e não arborizadas, evidenciou que a ciclovia 7, única com a presença da arborização contínua e contígua dos dois lados da pista, apresentou comportamento distinto de todas as outras, com indicadores de temperatura e umidade relativa mais favoráveis, para todo o período analisado (seco e chuvoso). Conclui-se que a arborização constitui importante estratégia de promoção da saúde no ambiente urbano, proporcionando melhores condições de conforto térmico e qualidade ambiental, principalmente quando verificados valores baixos de umidade relativa do ar, amparando positivamente aspectos relacionados à arborização como estética, segurança e microclima.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.