Avaliação da qualidade espacial e uso de parque urbano: Estudo de caso do Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros de Botucatu, SP
Palavras-chave:
Parque Urbano. Configuração espacial. Indicadores de Desempenho.Resumo
Os espaços públicos desempenham um importante papel na vida urbana, por serem espaços que possibilitam as relações sociais, saúde e bem-estar. Aqueles espaços voltados ao lazer, como os parques urbanos, visam oferecer a população, além do contato com a natureza, o desenvolvimento de atividades físicas e de recreação para diversos grupos etários. A boa qualidade da configuração espacial incentiva a permanência dos usuários no local e possibilita a interação social. Entretanto, o empobrecimento dos projetos de espaços públicos acarreta o seu desuso. Nesse contexto, este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que avaliou a qualidade espacial e o uso de um parque urbano. O estudo de caso foi realizado no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, implantado na cidade de Botucatu, SP. A partir de uma adaptação da metodologia desenvolvida pelo Project for Public Spaces (2020), foram avaliados os elementos associados a Acessos e Conexões, Conforto e Imagem, Usos e Atividades, e Sociabilidade, utilizando indicadores de desempenho e um índice. Os resultados mostram de modo geral um excelente grau de adequação dos aspectos físicos, no entanto, o indicador acessibilidade foi considerado pouco satisfatório. Problemas de acessibilidade impactam no uso do parque por pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida. Algumas fragilidades identificadas no parque, podem subsidiar futuras intervenções projetuais e, servir de parâmetro para o desenvolvimento de projetos em outros parques.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.