Integração entre modelagem paramétrica, simulação térmica e geometria complexa para a otimização do desempenho das edificações
Palavras-chave:
Geometria complexa. Modelagem paramétrica. Simulação Térmica.Resumo
O presente trabalho busca subsidiar estudos que contemplem a integração entre a geometria para arquitetura e simulações térmicas de referenciais arquitetônicos que possuem sua forma inspirada na natureza para compreender como tais superfícies impactam o conforto térmico dos usuários. Nesse contexto, desenvolve-se uma revisão bibliográfica sobre os conceitos e técnicas envolvidos em tais tipos de simulações e sistematiza-se o saber envolvido por meio de esquemas visuais e tabelas, visando contribuir com novas estruturas de saber que podem servir de suporte à ação projetual de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, no sentido de despertar para soluções que se alinham com a diminuição do impacto ambiental provocado pelo ambiente construído. Além disso, também se apresenta um exercício de simulação térmica a partir da análise e comparação do tempo de incidência solar direta sobre a envoltória de dois tipos de superfícies geométricas – um cilindro (geometria elementar) e uma superfície complexa, utilizada na obra Hyperions (um catenoide, inspirado na natureza). Tais estudos já permitiram observar um desempenho térmico em que na superfície do catenoide existe um maior número de horas de insolação, tanto no verão como no inverno. A partir deste estudo, tem-se o objetivo de avançar para uma avaliação da radiação solar incidente, em termos de quantidade de energia, na envoltória de tais superfícies para confrontar os cenários e compreender de que maneira a forma geométrica influencia concretamente nas questões de conforto térmico para, assim, avançar para a etapa de estruturação de atividades didáticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.