A influência do Design Biofílico em escolas da América Latina

Autores

  • Julia Ferrari Rodrigues dos Santos Mestranda, UFRJ, Brasil
  • Patrizia Di Trapano Professora Doutora, UFRJ, Brasil
  • Wesley do Canto Souza Mestrando, UFF, Brasil

Palavras-chave:

Biofilia. Design Biofílico. Ambiente escolar. Conforto ambiental

Resumo

O propósito deste artigo consiste em analisar a influência dos conceitos do design biofílico em ambientes escolares, por meio de um estudo conceitual e uma avaliação qualitativa de quatro escolas na América Latina. Após explorar os conceitos da biofilia, sua aplicação e os potenciais benefícios para o processo de aprendizado e bem-estar humano, foi realizado um estudo para compreender a relação entre arquitetura, biofilia e corpo humano, com a finalidade de analisar a influência do ciclo circadiano e sua produção hormonal com as necessidades apresentadas pelo design biofílico no contexto da arquitetura de ambientes escolares. Ao final, com base na literatura, foram definidos parâmetros de comparação para identificar os elementos biofílicos nas escolas analisadas, as quais foram comparadas entre si e que possibilitou um arcabouço de considerações finais mediante análise comparativa entre as alternativas sob a perspectiva desses elementos predeterminados. Os resultados revelaram que o CIEP 284 não apresenta características biofílicas, enquanto as outras três escolas possuem estruturas biofílicas, como vegetação, iluminação natural e princípios biomiméticos.

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Publicado

2023-07-21

Como Citar

Santos, J. F. R. dos, Trapano, P. D., & Souza, W. do C. (2023). A influência do Design Biofílico em escolas da América Latina. Scientific Journal ANAP, 1(4). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3970