Reflexões sobre uma Formação Continuada para os Anos Iniciais envolvendo Matemática e Educação Ambiental
Palavras-chave:
Formação de Professores. Educação Ambiental. Ensino de Matemática.Resumo
Esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas junto a um curso de formação continuada para os professores dos anos inicais do município de Ramilândia-PR, relativas ao ODS número 13, a fim de identificar, entre os docentes, o tipo de abordagem associada a Educação Ambiental (EA) e as conexões estabelecidas com a disciplina de matemática. Logo, relizamos uma pesquisa bibliográfica para a elaboração do curso, a técnica na coleta de dados foi a observação participante, com registros em diário de campo e por vídeos, e para analise dos dados nos apoiamos na análise de conteúdo. A pesquisa possibilitou a junção de métodos matemáticos mais contextualizados e significativos no estudo de temáticas sobre o Meio Ambiente, num processo criativo, destacando o meio em que vivemos e a conscientização dos valores ambientais sobre a arborização da área urbana de Ramilândia. Concluímos que o curso possibilitou transformar concepções ultrapassadas sobre o tema, utilizando a matemática aliada a EA, destacando a importância de desenvolver uma estratégia de arborização na área urbana dessa cidade. Ademais, mostrou-se uma oportunidade de ponderar sobre a maneira de planejar as aulas, de ver e utilizar a matemática aliada aos problemas do cotidiano, de discutir conceitos da EA e do ensino de matemática crítico. Assim, a pesquisa demostrou que mesmo professores formados nos programas tradicionais são capazes de atrelar o ensino de matemática ao meio ambiente, deixando de lado a aprendizagem através de exercícios repetitivos para dar espaço ao método investigativo e emancipatório da aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.