Experiências estéticas e educação ambiental: na busca por uma sociedade menos consumista

Autores

  • Breno Henrique Bianco Zanon Discente do Curso de Ciências Biológicas/ Universidade Federal do Paraná
  • Valéria Ghisloti Iared Professora Doutora, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Palavras-chave:

educação estética; sociedade do consumo; ambiente e sociedade.

Resumo

Diante do agravamento da crise ambiental, acometida pela sociedade do consumo, são necessárias ações educativas juntamente com a comunidade a fim de se afirmar uma atitude de sensibilização a partir da problematização da nossa realidade em um processo de educação permanente intitulado educação ambiental. Uma possibilidade, é trabalhar o senso de pertencimento com o ambiente natural pelas chamadas experiências estéticas, pois estas desvelam caminhos para a construção de valores éticos e estéticos, os quais podem vir a fomentar posicionamentos políticos em prol da conservação da biodiversidade e sociedades mais sustentáveis. O objetivo deste trabalho é apresentar um ensaio teórico acerca das experiências estéticas como uma ferramenta contra o padrão desenfreado de consumo da sociedade atual. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica acerca de sociedade do consumo/consumismo; experiências estéticas e experiências estéticas contra o consumismo. Como resultados, argumentamos que a educação estética é essencial nos aprendizados contra o consumismo, pois além de questionar a racionalização da realidade, que entende a natureza como propriedade e submissa ao ser humano, a partir da estética, podem rever nossos valores e relações.

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Publicado

2023-07-23

Como Citar

Zanon, B. H. B., & Iared, V. G. (2023). Experiências estéticas e educação ambiental: na busca por uma sociedade menos consumista. Scientific Journal ANAP, 1(4). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4072