Análise da urbanização da cidade de Barra do Bugres/MT a partir da supressão de áreas vegetadas por meio de sensoriamento remoto
Palavras-chave:
Clima urbano, Landsat, VegetaçãoResumo
A implantação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT em Barra do Bugres - MT, impulsionou seu desenvolvimento urbano, na medida em que a cidade passou a se constituir em um polo atrativo local e regional. As demandas advindas intensificaram, sobretudo, o crescimento o físico espacial da cidade, acarretando a supressão de áreas vegetadas durante seu processo de intensa urbanização. A urbanização desencadeia mudanças no uso e cobertura do solo, gerando assim impactos nas relações entre os ciclos energéticos sobre a superfície. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a urbanização de Barra do Bugres-MT a partir da relação espaço-temporal da temperatura da superfície e com índice de vegetação (NDVI) por meio de imagens TM (Thematic Mappes) do sensor Landsat 5 nos anos de 1987 e 2010. Analisando a distribuição da temperatura da superfície constatou-se que os maiores valores, se concentraram nas porções norte e leste, porções mais densamente urbanizadas. Os menores valores de NDVI foram encontrados na porção leste, onde há maior densidade urbana. No entanto, os maiores valores de NDVI foram encontrados em regiões da porção oeste, onde apesar de haver maior supressão de áreas vegetadas de 1987 para 2010, observa-se menor densidade urbana e maior presença de vegetação nativa. O uso de sensoriamento remoto e do NDVI mostraram-se uma ferramenta viável para análise do processo de urbanização em Barra do Bugres-MT entre os anos de estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.