Conectividade e produtividade em regiões urbanas – uma proposta para a cidade de Juiz de Fora/MG

Autores

  • Clara Machado Meurer Doutora em Arquitetura pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Mestre em Arquitetura Paisagística PROURB UFRJ.

Palavras-chave:

Urbanismo Ecológico, Agroecologia urbana, Direito à Cidade

Resumo

O presente trabalho discute a temática da agroecologia urbana a partir do desenvolvimento de uma proposta de ordenamento da paisagem para a cidade de Juiz de Fora/MG, utilizando como norteador o conceito das CPULS – paisagens urbanas contínuas e produtivas (VILJOEN, 2005). O trabalho apresenta parte dos resultados da Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística do PROURB-UFRJ. Parte-se da hipótese de que as práticas de produção de alimentos, ao serem reapresentadas como elemento urbano e integradas ao planejamento da paisagem, poderia oferecer instrumental para readequar e requalificar os espaços livres da malha urbana e periurbana e promover melhorias econômica, social, ambiental e paisagística das cidades brasileiras. Apresenta uma análise do perfil ambiental da cidade de Juiz de Fora e identifica a permanência, ao longo da história, de ações destinadas à produção de alimentos no interior da região urbana. Também foi observado um potencial conectivo entre as Unidades de Conservação existentes e os espaços livres localizados na área central da cidade. Desejou-se introduzir uma paisagem contínua e produtiva como proposta de ordenamento da paisagem, com o objetivo de promover a integração entre os espaços livres existentes, respeitando os diferentes tipos de uso indicados, além de ampliar as discussões sobre os usos do solo urbano nas cidades contemporâneas.  

Downloads

Publicado

2023-08-26

Como Citar

MEURER , Clara Machado. Conectividade e produtividade em regiões urbanas – uma proposta para a cidade de Juiz de Fora/MG. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 5, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4126. Acesso em: 21 dez. 2024.