Influência de diretrizes sustentáveis no planejamento das cidades e na qualidade de vida urbana: o panorama da cidade de Abre Campo - MG
Palavras-chave:
Gases do Efeito Estufa, Desenvolvimento Sustentável, Energia FotovoltaicaResumo
A intervenção do homem no meio ambiente tem gerado danos incalculáveis, impactando diretamente todo o planeta e a qualidade de vida de toda a sociedade. Pensando nisso, no ano de 2015 vários países assinaram o conhecido Acordo de Paris, visando reduzir a emissão de gases do efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. O objetivo deste trabalho é verificar se há um plano de desenvolvimento sustentável para a cidade de Abre Campo, em Minas Gerais, que auxilie no cumprimento das metas estabelecidas pelo Acordo e se o município está conseguindo evoluir quanto aos parâmetros exigidos. Essas questões são respondidas por meio da verificação dos dados relacionados ao licenciamento anual de automóveis e à instalação de placas solares que produzem energia fotovoltaica na cidade. O procedimento metodológico embasou-se em pesquisas exploratórias em livro, artigos, dissertações, monografias, revistas e plataformas digitais, além de entrevistas com duas empresas atuantes na região, pesquisas na plataforma digital da Agência Nacional de Energia Elétrica e do IBGE. Os resultados apontam que há um crescimento nas instalações de placas fotovoltaicas, contudo a evolução é muito pequena para se cumprir as metas do Acordo de Paris em tempo hábil (até 2030). Com relação aos automóveis, infelizmente também há um crescimento considerável, devido à falta de infraestrutura urbana adequada e modais de transporte menos poluentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.