Macroacessibilidade do transporte: Região Metropolitana de São Paulo (2017)

Autores

  • João Augusto Dunck Dalosto Professor Mestre, Aluno de doutorado, FECFAU - UNICAMP, Brasil.
  • Pedro Jose Perez-Martinez Professor Doutor, FECFAU - UNICAMP, Brasil.

Palavras-chave:

MLG, Microacessibilidade, Transporte sustentável

Resumo

O modelo de desenvolvimento urbano espraiado, conjuntamente com a opção por investimentos majoritários em infraestrutura de transporte rodoviária geraram congestionamentos, maiores durações das viagens e diminuição da qualidade de vida nas metrópoles. Este estudo objetiva analisar a macroacessibilidade da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em 2017. Foi realizada uma análise descritiva e elaborado um Modelo Linear Generalizado (MLG) utilizando os dados da Pesquisa Origem e Destino do Metrô (2017). Os resultados mostram que a infraestrutura de transporte rodoviária tem vasta cobertura territorial, enquanto a infraestrutura de transporte sobre trilhos se concentra no centro da RMSP. Verificou-se que quanto mais próximo do centro, maior é a utilização do transporte individual e, quanto mais distante, maior é a utilização do transporte coletivo. A modelagem estatística evidenciou que a distância euclidiana (+4,3 min/km), a quantidade de modos utilizados na viagem (+8,1 min/modo) e o primeiro modo escolhido são preditores estatisticamente significativos e relevantes (sendo o ônibus com maior duração média, seguido do metroferroviário). Os modos individuais obtiveram a maior vantagem na macroacessibilidade, visto que se utiliza menos tempo para o acesso aos veículos e, também, menos tempo para o deslocamento após o uso do transporte (microacessibildiade). Ainda, não dependem de transferências de veículos e são mais rápidos durante o percurso. Conclui-se que o investimento em transporte sobre trilho permitirá melhores condições ambientais ao usuário cativo do transporte coletivo, com a diminuição do tempo de microacessibilidade e diminuição na duração do deslocamento, com potencial competição com os modos individuais.

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Publicado

2023-08-26

Como Citar

Dalosto, J. A. D., & Perez-Martinez, P. J. (2023). Macroacessibilidade do transporte: Região Metropolitana de São Paulo (2017). Scientific Journal ANAP, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4144