Parque urbano e serviços ecossistêmicos culturais: Um estudo sobre o Parque Natural Municipal da Lajinha no município de Juiz de Fora (MG)
Palavras-chave:
Áreas verdes, Serviços ecossistêmicos culturais, Parque Urbano, UrbanizaçãoResumo
As áreas verdes e parques urbanos são de extrema importância na contribuição direta à qualidade ambiental das cidades e à melhoria da qualidade de vida dos citadinos, em virtude da prestação de serviços ecossistêmicos diversos, nos quais, os de ordem cultural são bem identificados. Os serviços ecossistêmicos culturais contemplam valores e benefícios intangível, associados ao contato com a natureza, lazer, recreação, contemplação e espiritualidade. Diante desse contexto, o presente trabalho tem por objetivo compreender a importância do Parque Natural Municipal da Lajinha, localizado no município de Juiz de Fora (MG), para a prestação de serviços ecossistêmicos culturais, a partir da percepção dos visitantes/frequentadores do parque. A presente pesquisa humanista, de caráter qualitativo, envolveu pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas junto aos visitantes/frequentadores do parque urbano em estudo. Os resultados indicam que os visitantes/frequentadores reconhecem a grande importância de uma área verde urbana, sobretudo pelo lazer com a família, seguida da contemplação da natureza e, por fim, a prática esportiva como caminhadas e corridas, mas destacam como mais relevante, os benefícios de ordem psicológica/emocional (recuperar do cansaço e stress mental, relaxar, ter sossego e tranquilidade).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.