A educação ambiental do futuro: complexidade e o enfrentamento das incertezas.

Autores

  • Natália Cristine Rodrigues Araújo Mestranda, PUCPR, Brasil.
  • Giuliana Capano Mestranda, PUCPR, Brasil.

Palavras-chave:

Ambiental, Incertezas, Complexidade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar se a pedagogia da complexidade ambiental está preparando uma educação do futuro em que docentes e discentes estejam preparados para lidarem com as incertezas ligadas ao conhecimento. Para isso, me debrucei em estudar sobre o V Saber “Enfrentar as incertezas”, de Edgar Morin e trago também a leitura do livro Epistemologia Ambiental de Leff, onde ele fala sobre a complexidade da pedagogia. Com o advento da pandemia da Covid-19, o cenário educacional se deparou com a virtualização do ensino, onde deixou alunos, pais e professores perdidos e assustados com as incertezas do desenvolvimento educacional diante do uso das plataformas digitais adotadas para dar prosseguimento ao processo de ensino e aprendizagem. No livro Os Sete Saberes, Edgar Morin (2000, p.92) trás em seu V Saber a reflexão de que “o inesperado torna-se possível e se realiza; vimos com frequência que o improvável se realiza mais do que o provável; saibamos, então, esperar o inesperado e trabalhar pelo improvável”. Diante disso, nossa realidade vai de encontro com essa ideia, pois o medo e a incerteza do rumo que tomaríamos na educação tomou conta das nossas escolas. Fez-se necessário formações pedagógicas de novas práticas educacionais que eram desconhecidas por muitos docentes; uso de tecnologia educacional; adaptação para o ensino remoto; trabalhar o emocional e tudo o que nele abarca, posterior ao início do isolamento. Nossa realidade foi mudando, novos hábitos foram sendo inseridos no nosso cotidiano. Com isso, Morin no diz que: “É preciso aprender a enfrentar a incerteza, já que vivemos em uma época de mudanças em que os valores são ambivalentes, em que tudo é ligado. É por isso que a educação do futuro deve se voltar para as incertezas ligadas ao conhecimento” (MORIN, 2000, p.84). Educação do futuro a qual devemos preparar nossos alunos e professores para lidar com o que Morin nos trás do que não pode ser previsto, do que é improvável, do que sai da nossa zona de conforto, da criação e do novo. Ou seja, “o conhecimento é a navegação em um oceano de incertezas, entre arquipélagos de certezas” (MORIN, 2000, p.86). A pedagogia da complexidade ambiental tem um grande desafio, pois como Leff trás em seu texto, aprender sobre não se trata de “um problema de aprendizagens do meio, e sim de compreensão do conhecimento sobre o meio” (LEFF, 2014, p217). Está relacionado à mudança de cultura, de comportamento. Portanto se tratando dos problemas educacionais ambientais que são especificidades do conhecimento, bem como preparar nosso aluno para enfrentar as incertezas, Leff corrobora dizendo que: “a educação deve reparar as novas gerações não apenas para que aceitem as incertezas (uma educação como preparação face ao desastre ecológico e como criação de capacidades de resposta diante do previsto), ela deve preparar também para novas mentalidades, capazes de compreender as complexas inter-relações entre os processos objetivos e subjetivos que constituem seus mundos de vida, para gerar habilidades inovadoras tendo em vista a construção do inédito” (LEFF, 2014, p.219). Dessa forma, um dos princípios para aprender a complexidade ambiental está no “saber que constitui o ser” (LEFF, 2014, p.220). Gostaria de descrever aqui a frase de uma aluna de um colégio público da cidade de Curitiba – Pr, que vai ao encontro desse saber, a qual estava numa atividade extraclasse de um Clube que desenvolve atividades voltadas para a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, na roda de conversa sobre “quem é você e quais seus objetivos no clube?”, a referida aluna nos trouxe seu depoimento de vida, onde ela deseja “Ser Ambiental” e não somente falar sobre educação ambiental. Nesse sentido, Leff afirma que o saber ambiental “é um saber chegar a ser no sentido de saber que o ser é num devir no qual existe a marca do já sido, sempre aberto ao que ainda não é. É incerteza vista como impossibilidade de conhecer o sendo e a certeza de que o ser não se contém no conhecimento prefixado das certezas do sujeito da ciência, da norma, do modelo, do controle. É um ser que se constitui na incompletude do conhecimento e na pulsão de saber” (LEFF, 2014, p.221).

Downloads

Publicado

2023-08-26

Como Citar

Araújo, N. C. R., & Capano, G. (2023). A educação ambiental do futuro: complexidade e o enfrentamento das incertezas. Scientific Journal ANAP, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4168