Energia Renovável para Comunidades Rurais no Amapá: Um estudo de Cenários e Perspectivas

Autores

  • Martinho Felizardo Guimarães de Oliveira Mestrando em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amapá, Bolsista vinculado a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá/Fundação Tumucumaque - FAPEAP e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Palavras-chave:

Energia Solar, PPI, Comunidade Rural

Resumo

O objetivo do presente trabalho é mostrar a importância da inclusão energética como indutora do desenvolvimento em pequenas comunidades rurais no Estado do Amapá, a partir da experiência de uma Política Pública do Governo do Estado do Amapá (GEA) através da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), o qual disponibilizou recursos para aquisição de sistemas de energia solar fotovoltaica a entidades representativas de comunidades rurais no ano de 2022. A ineficiência de políticas que visam o atendimento energético para comunidades rurais se baseiam em justificativas centradas nas limitações referentes ao alto custo da geração, transmissão e distribuição do modelo convencional praticado por meio de malha de fios e postes, o que inviabiliza quaisquer iniciativas em menor escala. Metodologicamente, caracteriza-se como um trabalho de revisão bibliográfica e de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa de análise de relatórios técnicos, trazendo também dados quantitativos sobre o volume de financiamentos e os respectivos desdobramentos do programa. Dentre os resultados, destaca-se que os investimentos em kit de energia solar fotovoltaica do PPI para entidades representativas totalizaram o valor de R$ 11.994.000,00 distribuídas em 24 associações atendendo cerca de 600 famílias.

Downloads

Publicado

2023-08-26

Como Citar

OLIVEIRA, Martinho Felizardo Guimarães de. Energia Renovável para Comunidades Rurais no Amapá: Um estudo de Cenários e Perspectivas. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 5, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4175. Acesso em: 21 dez. 2024.