Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): abordagens e práticas junto à comunidade escolar sobre espaços saudáveis, sustentáveis e inclusivos
Palavras-chave:
Agenda 2030, Círculos de Cultura, Inserção SocialResumo
O artigo propõe analisar abordagens e práticas de um projeto de inserção social desenvolvido entre pós-graduandos(as) e estudantes de uma escola técnica (ETEC) da zona oeste da cidade de São Paulo. O referido projeto objetivava fomentar a construção compartilhada e interdisciplinar de saberes e ações relacionadas à Agenda 2030, na expectativa de colaborar para o reconhecimento de desafios à criação de espaços mais sustentáveis, saudáveis e inclusivos no ambiente escolar, bem como de possibilidades de intervenção no território. Baseando-se no Itinerário de Pesquisa desenvolvido por Paulo Freire, os Círculos de Cultura, o projeto envolveu a realização de oficinas e seminários formativos conduzidos por pós-graduandos(as), orientados(as) por professoras doutoras, em três etapas: investigação temática, codificação/decodificação e desvelamento crítico. A iniciativa emerge como uma resposta às crescentes demandas da sociedade por soluções a problemas complexos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, bem como de profissionais mais preparados para lidar com as questões atuais. Ao fim do projeto, se, por um lado, observou-se desafios quanto aos recursos e espaços utilizados na realização dos encontros, por outro, constatou-se que os(as) estudantes da ETEC foram capazes de realizar observações qualificadas e adotar uma postura ativa em relação ao espaço construído. Do mesmo modo, os(as) pós-graduandos(as) conseguiram articular suas pesquisas individuais às demandas socioambientais emergentes, presentes na Agenda 2030, fortalecendo a escuta ativa à luz da ecologia de saberes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.