Impactos da covid-19 à gestão de resíduos sólidos domiciliares e recicláveis. Estudo de caso: município de Araraquara (SP)

Autores

  • Mariana Sedenho de Morais Mestre, UFSCar/PPGEU Brasil
  • Katia Sakihama Ventura Professora Doutora, UFSCar/PPGEU, Brasil

Palavras-chave:

Covid-19, Resíduos Sólidos Domiciliares, Resíduos Sólidos Recicláveis

Resumo

A Covid-19 desencadeou mudanças substanciais na vida da população mundial, afetando a gestão de resíduos sólidos em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No Brasil, confirmaram-se 37.778.122  pessoas infectadas até 16 de setembro de 2023 e a principal forma de transmissão do vírus SARS-CoV2 ocorreu por meio de gotículas de saliva. Em superfícies metálicas ou inoxidável, a sobrevivência do vírus pode atingir até 9 dias. O objetivo geral foi analisar o impacto da Covid-19 na coleta de resíduos sólidos domiciliares (RSD) e recicláveis ​​(RSR) em Araraquara (SP) no período de março de 2020 a abril de 2022. A abordagem foi exploratório e por estudo de caso em três etapas: I) caracterização da área de estudo; II) monitoramento dos casos da doença e do isolamento social; e III) análise da interface entre a coleta de RSD e RSR com a Covid-19. Os principais resultados foram: I) a influência do isolamento social e da quantidade de casos Covid-19 na geração de resíduos do município; II) a diminuição da massa coletada de RSD e RSR em -5,1% e -9% nos meses iniciais da pandemia; III) a redução da quantidade média de RSD e RSR coletado nos anos de 2020, 2021 e 2022; e IV) o aumento do descarte de materiais plásticos, papel e papelão devido ao maior uso de embalagens e utensílios de uso único. A principal contribuição foi apontar recomendações às autoridades municipais para a gestão de resíduos sólidos, de forma preventiva, em casos pandêmicos.

Downloads

Publicado

2023-11-18

Como Citar

Morais, M. S. de, & Ventura, K. S. (2023). Impactos da covid-19 à gestão de resíduos sólidos domiciliares e recicláveis. Estudo de caso: município de Araraquara (SP). Scientific Journal ANAP, 1(7). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4345