Ciência, tecnologia, sociedade, cultura e ambiente: uma leitura do filme “A Guerra dos Pelados” para a formação de professores

Autores

  • João Paulo Rodrigues da Silva Mestrando, UFLA, Brasil
  • Danielle Cristina Pereira Mestranda, UFLA, Brasil
  • Antônio Nascimento Júnior Professor Associado, UFLA, Brasil.

Palavras-chave:

Cinema, Guerra do Contestado, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O ensino tem um caráter padronizado e operacional o que acaba prejudicando o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que cria um distanciamento entre a realidade dos(as) alunos(as) e o conteúdo a ser ensinado, especialmente no ensino de ciências. Contudo, é possível superar os problemas do sistema educacional quando as escolas passam a adotar uma educação crítica e emancipadora por meio da pedagogia histórica-crítica, tratando o conhecimento científico como um caminho que discute a história, a sociedade, a cultura e a tecnologia de um povo. Mas para conseguir essa emancipação, é preciso contatar com recursos pedagógicos que possibilitam um olhar reflexivo sobre as questões que cercam a sociedade e um dos recursos que pode contribuir para com esse objetivo é o cinema. Por isso, este trabalho visa analisar as possíveis contribuições do filme “Guerra dos Pelados” na formação de professores(as), levantando 3 categorias importantes: ciência e tecnologia; sociedade e cultura; ambiente. Para isso foi utilizado a análise de conteúdo. Assim foi possível compreender que a linguagem cinematográfica desse filme é capaz de trazer elementos importantes que devem ser debatidos dentro da sala de aula.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Silva, J. P. R. da, Pereira, D. C., & Nascimento Júnior, A. (2023). Ciência, tecnologia, sociedade, cultura e ambiente: uma leitura do filme “A Guerra dos Pelados” para a formação de professores. Scientific Journal ANAP, 1(9). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4451