Educação Ambiental e Práticas Ambientais na Era 4.0: Desafios e Oportunidades para as Indústrias
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Era 4.0, Indústrias, Sustentabilidade, TecnologiaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a interseção entre educação ambiental e práticas ambientais na era 4.0, com foco nas indústrias. Utilizando uma abordagem teórica baseada na revisão da literatura existente, examinamos como a educação ambiental evoluiu no contexto das tecnologias da era 4.0 e como as indústrias podem adotar práticas mais sustentáveis. A pesquisa identifica um gap teórico na literatura existente relacionado à falta de estudos que explorem a adaptação da educação ambiental e práticas ambientais às inovações da era 4.0 nas indústrias. Isso destaca a relevância acadêmica desta pesquisa, uma vez que aborda questões contemporâneas e urgentes de sustentabilidade. Os resultados indicam que a integração de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e análise de dados pode impulsionar a eficiência energética, a gestão de resíduos e a redução das emissões de carbono nas operações industriais. Além disso, o estudo revela que a educação ambiental baseada em tecnologia pode aumentar a conscientização e o comprometimento dos funcionários em relação às questões ambientais. Contribuições teóricas e metodológicas incluem insights sobre como a era 4.0 está moldando a educação ambiental e as práticas ambientais nas indústrias. Contribuições sociais e ambientais destacam a importância da adoção dessas tecnologias para a promoção da sustentabilidade ambiental e a redução do impacto ambiental das operações industriais.
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