Análise da atenuação acústica em ruídos de impacto e resistência à compressão de argamassas para contrapiso com substituição parcial de agregado natural por PET-PCR

Autores

  • Raul de Souza Brandão Professor Doutor, IFES, Brasil.
  • José Augusto Pedro Lima Professor Doutor, UENF, Brasil.
  • Jonas Alexandre Professor Doutor, UENF, Brasil.

Palavras-chave:

Atenuação acústica, Ruídos de impacto, Argamassas para contrapiso

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos da substituição parcial do agregado natural por Polietileno Tereftalato Pós Consumo Reciclado (PET-PCR) em argamassas para contrapiso, destacando tanto o desempenho acústico e a resistência à compressão. A pesquisa adota uma abordagem metodológica que abrange desde a caracterização dos materiais até a avaliação de desempenho em termos de resistência e atenuação acústica. A originalidade do trabalho reside na análise abrangente das propriedades físicas e mecânicas das argamassas, focando na eficácia da substituição do agregado natural por PET-PCR. Os resultados indicam que, à medida que a proporção de PET-PCR na mistura aumenta, a densidade de massa aparente diminui, impactando diretamente na resistência à compressão. Além disso, destaca-se a melhoria na absorção sonora em argamassas com maior substituição de areia por PET-PCR, evidenciando implicações positivas no desempenho acústico desses materiais. As contribuições teóricas e metodológicas incluem uma compreensão mais profunda das propriedades das argamassas, enquanto as implicações sociais e ambientais residem na promoção de práticas sustentáveis na construção civil, destacando o potencial uso de materiais reciclados.

Downloads

Publicado

2024-04-15

Como Citar

BRANDÃO, Raul de Souza; LIMA, José Augusto Pedro; ALEXANDRE, Jonas. Análise da atenuação acústica em ruídos de impacto e resistência à compressão de argamassas para contrapiso com substituição parcial de agregado natural por PET-PCR. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 2, n. 11, 2024. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4902. Acesso em: 22 nov. 2024.