A educação ambiental escolar frente à emergência climática
o Itinerário Formativo de Biotecnologia como espaço de práxis
Resumo
Objetivo - O presente trabalho objetivou a produção e aplicação de uma sequência didática (SD) investigativa, abarcando as proposições estaduais para o componente curricular de Biotecnologia, de forma a promover a educação ambiental critica acerca da emergência climática.
Metodologia - Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com 27 alunos do Ensino Médio de uma escola pública, no Itinerário Formativo de Biotecnologia. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado, observação participante e registro em diário de campo. Já a análise de dados foi realizada com base na análise de Conteúdo de Bradin (1977).
Originalidade - Com a promulgação da BNCC e do Novo Ensino Médio a educação ambiental perdeu espaço, resumindo-se a termos como sustentável e sustentabilidade. Assim, faz-se necessário a busca por Lócus e práxis de reflexão para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis, principalmente diante da emergência ambiental instaurada.
Resultado - Nessa perspectiva a pesquisa evidenciou que incialmente a visão dos alunos sobre a crise climática e a biotecnologia era reducionista e alienante, pouco relacionada com a ciência atual.
Contribuições metodológicas - No percurso da SD e na sua conclusão foi possível perceber que os alunos foram capazes de correlacionar o fator antrópico como gênese a com a adaptação e mitigação da crise climática.
Contribuições sociais e ambientais - Desta forma, esta pesquisa suscita a discussão acerca da pormenorização da educação ambiental no novo ensino médio bem como apresenta uma possibilidade de intervenção para a efetivação da educação ambiental crítica haja vistas a emergência climática, contribuindo para a formação cidadã crítica e a transformação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.