Espaços Livres Públicos

estudo de caso do Parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho em Tangará da Serra - MT

Autores

  • Mayara Kauany Silva Fagundes Mestranda, UNIVAG, Brasil
  • Érica Lemos Gulinelli Professora Doutora, UNIVAG, Brasil
  • Gisele Carignani Professora Doutora, UNIVAG, Brasil

Resumo

Objetivo - O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade do espaço livre do parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho. 

Metodologia - Metodologicamente a investigação foi pautada em métodos descritivo e analítico inter-relacionados com análise qualiquantitativa, por meio de visita in loco e levantamento dos dados e fotográfico para análise.

Originalidade/relevância - Estudar a qualidade dos espaços livres públicos e as áreas verdes, como os parques, são fundamentais para o urbanismo visto que contribuem para o planejamento das cidades mais resilientes e sustentáveis. O Parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho, também conhecido como Bosque Municipal, é uma importante área verde na cidade de Tangará da Serra, em Mato Grosso.

Resultados – Como resultados compreendeu-se que este espaço propicia área de lazer e recreação, bem como, preserva a natureza e promove a cultura e qualidade de vida para a população.

Contribuições teóricas/metodológicas – Como contribuições teóricas/metodológicas a pesquisa apresentou dados qualitativos e quantitativos para melhor avaliar o parque, sendo os elementos quantitativos indicando informações dos mobiliários, equipamentos e estrutura do local.

Contribuições sociais e ambientais – Como contribuições sociais e ambientais, com os aspectos qualitativos foi possível verificar que a área desempenha promoção do lazer e da recreação para os seus usuários e fornece qualidade ambiental para a cidade.

Downloads

Publicado

2025-03-03

Como Citar

FAGUNDES, Mayara Kauany Silva; GULINELLI , Érica Lemos; CARIGNANI, Gisele. Espaços Livres Públicos: estudo de caso do Parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho em Tangará da Serra - MT. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 12, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5539. Acesso em: 2 abr. 2025.