Ocorrência de plantas exóticas lenhosas no estado do Piauí
Palavras-chave:
Biomas, Levantamento florístico, Unidades de conservaçãoResumo
Objetivo – Listar as espécies exóticas lenhosas e mapear sua ocorrência no estado do Piauí
Metodologia – Levantamento de dados secundários, por meio de plataformas que disponibilizam publicações científicas (artigos e monografias), para elaborar a lista de espécies. Confecção de mapas de calor, para verificar a densidade de ocorrências no estado, e de distribuição dos pontos geográficos para verificar a ocorrência em unidades de conservação, ambos produzidos no Qgis 3.34.
Originalidade/relevância – A compilação e análise de dados sobre a ocorrência de espécies exóticas no estado ainda não foi realizada.
Resultados – Foram contabilizadas 103 espécies exóticas arbóreas e arbustivas, pertencentes a 39 famílias. A região sul do estado praticamente não apresenta estudos, enquanto as porções norte e sudeste aparecem com as maiores densidades de registros de exóticas. Registros de exóticas em unidades de conservação foram encontrados apenas para quatro das unidades estudadas.
Contribuições teóricas/metodológicas - a pesquisa mostra as lacunas e carência de estudos florísticos melhor distribuídos pelo estado.
Contribuições sociais e ambientais – este estudo revelou que algumas unidades de conservação piauienses estão repletas de espécies exóticas, o que pode ser prejudicial às espécies nativas, tanto da flora quanto da fauna.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.