Olhos no Futuro

ReciclaMente

Autores

  • Jáckson Teixeira Galio Graduando Geografia, UNICAMP, Brasil
  • Beatriz de Aragão Sadalla Doutoranda PCT, UNICAMP, Brasil
  • Flávia L. Consoni Professora livre docente Brasil
  • Geovana Ketllyn Almeida Conceição Graduanda Geologia, UNICAMP, Brasil

Palavras-chave:

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agentes de transformação, Consumo e produção sustentáveis

Resumo

Objetivo – O estudo apresenta a estruturação e a metodologia do subprojeto ReciclaMente, vinculado ao programa Olhos no Futuro, desenvolvido em parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Escola Estadual Dr. Telêmaco Paioli Melges (Campinas-SP). O objetivo central é demonstrar como atividades colaborativas relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 – Produção e Consumo Responsáveis – podem contribuir para a formação de agentes de transformação na comunidade escolar.

Metodologia – A pesquisa utilizou a Metodologia Ativa de Aprendizagem e a Metodologia da Ação Interdisciplinar (MAI), garantindo que as atividades do subprojeto fossem interdisciplinares e cooperativas, valorizando as reflexões dos estudantes sobre a realidade local. Foram desenvolvidas oficinas quinzenais, atividades práticas em Clubes Juvenis e visitas à UNICAMP, integrando ensino, pesquisa e extensão.

Originalidade/relevância – O estudo evidencia o potencial da educação ambiental no ensino básico ao conectar os ODS ao cotidiano escolar. A pesquisa destaca a importância de iniciativas educacionais que incentivem o protagonismo estudantil, promovam o consumo sustentável e incentivem a correta gestão de resíduos sólidos.

Resultados – Os principais resultados incluem a participação ativa dos estudantes na análise e proposição de mudanças na escola; implementação de coleta seletiva e separação de resíduos; contato com profissionais da coleta seletiva; e a imersão no ambiente universitário através da Jornada Olhos no Futuro. Essas atividades demonstraram a relevância de estratégias pedagógicas interdisciplinares para a conscientização ambiental e a transformação social.

Contribuições teóricas/metodológicas – A pesquisa reforça a importância da interdisciplinaridade na educação ambiental e no ensino de geociências, utilizando metodologias participativas para aproximar os estudantes da realidade socioambiental. O estudo também contribui para a curricularização da extensão universitária, promovendo interações entre escola e universidade.

Contribuições sociais e ambientais – O ReciclaMente fomenta práticas sustentáveis no ambiente escolar, contribuindo para a conscientização sobre consumo e descarte correto de resíduos. Além disso, fortalece a conexão entre escola, universidade e comunidade, incentivando o engajamento dos alunos na construção de cidades mais sustentáveis.

Downloads

Publicado

2025-03-03

Como Citar

Galio Jáckson Teixeira; SADALLA, Beatriz de Aragão; CONSONI, Flávia L.; Conceição Geovana Ketllyn Almeida. Olhos no Futuro: ReciclaMente. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 12, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5554. Acesso em: 2 abr. 2025.