O RIO IGUAÇU: PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Gilivã Antonio Fridrich
  • Nelma Baldin

DOI:

https://doi.org/10.17271/1984324081020151117

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado, que trata das percepções e das representações sociais que crianças possuem quanto à preservação, conservação e à valoração das águas do rio Iguaçu. O objetivo geral centrou-se em análises das percepções de crianças de 5º anos do Ensino Fundamental, inseridas no meio urbano dos municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), em relação às suas percepções ambientais e as representações sociais que possuem quanto ao rio Iguaçu por meio da Educação Ambiental. Referente aos procedimentos metodológicos da pesquisa, aplicou-se um questionário, um “Jogo Ambiental” e uma folha “texto”, com informações sobre o rio Iguaçu, além de observações diretas in loco do pesquisador. Para a realização da pesquisa, trabalhou-se a partir de uma abordagem qualitativa - quantitativa, do tipo etnográfica, conforme orientações de Lüdke e André (2007) e Minayo (2007). Os dados foram obtidos com 145 crianças de três escolas públicas de União da Vitória (PR) e três escolas de Porto União (SC) que participaram da pesquisa. Nos resultados obtidos, constatou-se que a poluição, os problemas ambientais e a importância histórica, patrimonial e econômica do rio Iguaçu representam para as populações das duas cidades. Percebeu-se certa noção de importância em relação à valoração do rio, mas também certo descuido. As crianças demonstraram preocupação em relação da atual situação das águas do rio. Ainda, verifica-se a falta de ações práticas voltadas para a Educação Ambiental voltada para o rio Iguaçu e seu entorno. 

PALAVRAS-CHAVE: Percepções socioambientais; Educação Ambiental; Rio Iguaçu.

 

THE IGUAÇU: ENVIRONMENTAL PERCEPTIONS AND SOCIAL REPRESENTATIONS

 

ABSTRACT: This article is an excerpt from the Master's degree dissertation, which discusses perceptions and social representations that children have regarding the preservation, conservation and value of the Iguaçu River waters. The overall objective focused on analysis of the perceptions of children studying at 5TH grade at elementary schools, located in urban areas at the municipalities of União da Vitória (PR) and Porto União (SC), concerning their environmental perceptions and social representations that they have about the Iguaçu River through Environmental Education. Regarding the methodological procedures of the survey, it was applied a questionnaire, an 'Environmental Game” and a “text sheet", with information about the Iguaçu River, as well as direct observation in loco of the researcher. In order to conduct the survey, it was used a qualitative and quantitative ethnographic approach, according to Lüdke and André (2007) and Minayo (2007) guidelines. The data were collected from 145 children from three public schools in União da Vitória (PR) and three schools in Porto União (SC) which took part in the survey. The results showed that pollution, environmental problems and the historic, heritage and economic importance of the Iguaçu River are relevant for the population of both cities. It was noticed a certain sense of importance concerning the value of the river, but also a certain carelessness. Children expressed concerns about the current situation of the river. In addition to that, there is a lack of practical actions aimed at Environmental Education focused on the Iguaçu River and its surroundings.

KEYWORDS: Social-environmental Perceptions; Environmental Education; Iguaçu River.

 

RÍO IGUAÇU: PERCEPCIONES AMBIENTALES Y REPRESENTACIÓN SOCIAL

 

RESUMEN: Este artículo es un retazo de la disertación del título de master, y aborda las percepciones y representaciones sociales que los niños tienen a cerca de la preservación, conservación y valoración de las aguas del río Iguaçu. El objetivo general se centró en el análisis de las percepciones de los niños de cinco años de la escuela primaria, situado en las zonas urbanas de los municipios de União da Vitória (PR) y Porto União (SC) a partir de las percepciones ambientales y representaciones sociales que los alumnos tienen sobre el río Iguaçu por medio de la educación ambiental. En relación a los procedimientos metodológicos de la investigación, se aplicó un cuestionario, un 'Game Ambiental " y una hoja de "texto ", con información sobre el río Iguaçu, así como la observación directa in loco del investigador. Para la investigación, fue trabajado a partir del método   cualitativo - cuantitativo, el tipo etnográfico, de acuerdo con directrices de Lüdke y André (2007) y Minayo (2007). Las informaciones del estudio se obtuvieron de 145 niños de tres escuelas públicas en União da Vitória (PR) y tres escuelas de Porto União (SC). En los resultados obtenidos, se encontró contaminación, los problemas ambientales y el valor patrimonial, histórico y económico del río Iguaçu para las ciudades. Se constató la importancia y la valoración del río, pero también un cierto descuido. Los niños expresaron su preocupación por la situación actual del río. Sin embargo, hay una falta de medidas prácticas destinadas a la educación ambiental centrado en el río Iguaçu y sus alrededores.

PALABRAS-CLAVE: Percepciones ambientales; Educación ambiental; Río Iguaçu. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Fridrich, G. A., & Baldin, N. (2015). O RIO IGUAÇU: PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Científica ANAP Brasil, 8(10). https://doi.org/10.17271/1984324081020151117

Edição

Seção

Artigos