Políticas para a Saúde Pública e o Ambiente: o desfecho de uma sequência didática a partir da Metodologia da Problematização

Autores

  • Marllon Moreti de Souza Rosa
  • Julia Amorim Monteiro
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240122520192221

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma experiência realizada no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia, ofertada no quarto período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras – MG. O professor responsável pela disciplina pediu para que os discentes assistissem ao filme “Sonhos Tropicais” e a partir dele, criasse uma sequência de aulas. Dessa maneira, a sequência foi estabelecida e esse trabalho a analisa e discute a última aula dessa sequência, afim de entender como a Metodologia da Problematização aliada a uma sequência didática previamente estabelecida é eficiente para retomar os conceitos que perpassam os fatores constituintes das Políticas para Saúde Pública. Após a ministração da aula, foi pedido aos estudantes que escrevessem uma avaliação, avaliação essa que foi analisada e discutida a luz da Metodologia Qualitativa e mais especificamente a categorização. Foi possível perceber que a Metodologia da Problematização possibilitou uma maior interação entre as partes envolvidas e, esse caminho aliado a sequência didática, tornou possível uma edificação maior dos conceitos, além de tornar a aula mais dinâmica e prazerosa. PALAVRAS-CHAVE: Políticas para a Saúde Pública. Metodologia da Problematização. Formação inicial de professores.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Rosa, M. M. de S., Monteiro, J. A., & Nascimento Junior, A. F. (2019). Políticas para a Saúde Pública e o Ambiente: o desfecho de uma sequência didática a partir da Metodologia da Problematização. Revista Científica ANAP Brasil, 12(25). https://doi.org/10.17271/19843240122520192221

Edição

Seção

Artigos