Imagens Híbridas como Instrumento de Educação Ambiental

Autores

  • Cesar Kauê de Lima Luz
  • João Adalberto Campato Jr.

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240122620192227

Resumo

A Educação Ambiental é temática de destacada relevância nos currículos escolares, pois propõe a reflexão e a intervenção positiva no sentido de equacionar ou amenizar a problemática ambiental. Trata-se de ação mediadora, constituída de programas educativos a fim de conscientizar e garantir a qualidade dos recursos naturais para as gerações futuras. Tomando tal informação como premissa, é possível afirmar que a imagem fotográfica constitui excelente instrumento pedagógico com o auxílio do qual o ensino da educação ambiental poderia se desenvolver. Isso porque a imagem é signo de comunicação universal, analógico, que capta a atenção dos estudantes, que se deixam cada vez mais influenciar pelos signos icônicos, que mantêm uma relação de semelhança com a realidade. Esta pesquisa situa-se na área de investigação da imagem fotográfica como forma de fazer ver que os estudantes – de diferentes níveis, mas, principalmente, o universitário – podem absorver de forma mais efetiva e crítica conteúdos relativos ao meio ambiente. Particularmente, as imagens de que nos valeremos para levar adiante a pesquisa são as imagens híbridas. Trata-se da sinergia gerada entre a pré-produção, a produção e a pós-produção das imagens fotográficas digitais que são produzidas, tratadas e editadas para atingir de maneira mais intensa o seu propósito de comunicação, gerando novos conteúdos imagéticos e alterando a perspectiva dos signos visuais. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Ambiental. Fotografia. Signos Visuais.

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Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LUZ, Cesar Kauê de Lima; Campato Jr. João Adalberto. Imagens Híbridas como Instrumento de Educação Ambiental. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 12, n. 26, 2019. DOI: 10.17271/19843240122620192227. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/2227. Acesso em: 4 dez. 2024.