Ocorrência e alimentação de duas espécies de Serrasalmus (Pisces: Characiformes) na RPPN Cisalpina, Mato Grosso do Sul, Brasil

Autores

  • Kezia Bianca Nobrega de Oliveira
  • Maria José Alencar Vilela

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240122620192230

Resumo

As piranhas do gênero Serrasalmus são carnívoras e predadoras e vivem preferencialmente em ambiente lênticos ou semilênticos, como lagoas e remansos de rios. Este estudo foi desenvolvido na área da RPPN Cisalpina, uma unidade de conservação da Companhia Energética de São Paulo situada na bacia do alto Paraná, durante 2017 e 2018. Investigamos a ocorrência, a composição em tamanho e a dieta de duas espécies de piranhas, Serrasalmus maculatus e Serrasalmus marginatus. Os exemplares foram capturados com rede de emalhe, medidos, pesados e analisados quanto ao sexo. A dieta foi avaliada através dos métodos gravimétrico, volumétrico e de frequência de ocorrência, estimando-se o Índice de Importância Relativa de cada item identificado. As duas espécies foram capturadas apenas em lagoas, com maior abundância de S. marginatus, espécie não nativa do alto Paraná. Nas duas espécies o item predominante foi peixes, seguido por matéria de origem vegetal, o que está de acordo com resultados de outros estudos. Também registramos insetos e crustáceos, além de mexilhão-dourado, Limnoperna fortunei, este exclusivamente em estômagos de S. marginatus. A manutenção do monitoramento da ictiofauna da RPPN Cisalpina poderá fornecer mais informações sobre a coexistência dessas duas populações de peixes. PALAVRAS-CHAVE: Hábito alimentar. Peixes de água doce. Piranha.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Kezia Bianca Nobrega de; VILELA, Maria José Alencar. Ocorrência e alimentação de duas espécies de Serrasalmus (Pisces: Characiformes) na RPPN Cisalpina, Mato Grosso do Sul, Brasil. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 12, n. 26, 2019. DOI: 10.17271/19843240122620192230. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/2230. Acesso em: 4 dez. 2024.