Análise de uma prática pedagógica sobre o conceito de decomposição da matéria a partir do poema "Latas" de Manoel de Barros

Autores

  • Luciana Marques Farias
  • Richard Lima Rezende
  • Débora Rezende Ferreira
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240133120202621

Resumo

 

Por uma educação menos fragmentada, que agregue conhecimentos científicos, culturais e artísticos para uma formação mais humanizadora, a proposta deste trabalho é analisar, pelo olhar de um grupo de universitários da Universidade Federal de Lavras, uma proposta pedagógica  sobre o ensino de decomposição da matéria para o ensino médio, na qual foi utilizada uma poesia como recurso pedagógico. Se enquadrando em uma pesquisa qualitativa, utilizamos o método de categorização de falas, onde as mesmas foram agrupadas em três categorias: 1) “A poesia como recurso problematizador”; 2) “Abordagem superficial sobre questões ambientais”; e 3) “A escrita de poesia como método avaliativo”. Ao longo da discussão pôde-se perceber a importância do planejamento da aula e a reflexão em conjunto, pois um ponto passou despercebido pelo olhar das professoras que foi a abordagem superficial sobre questões ambientais. Outro ponto relatado foi a interação professor-aluno que foi proporcionada pela problematização feita por meio da poesia “Latas, de Manoel de Barros”. Além disso, a atividade avaliativa proposta também, demonstrou mais um momento de troca de ideias entre professoras e alunos. Percebe-se, portanto, o potencial da poesia como recurso problematizador da realidade e seu exercício de escrita como método avaliativo, além de que é preciso haver discussões mais consistentes sobre as questões ambientais.

    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Marques Farias

     

Richard Lima Rezende

   

Débora Rezende Ferreira

  

Antonio Fernandes Nascimento Junior

 

Downloads

Publicado

2020-12-06

Como Citar

Farias, L. M., Rezende, R. L., Ferreira, D. R., & Nascimento Junior, A. F. (2020). Análise de uma prática pedagógica sobre o conceito de decomposição da matéria a partir do poema "Latas" de Manoel de Barros. Revista Científica ANAP Brasil, 13(31). https://doi.org/10.17271/19843240133120202621

Edição

Seção

Artigos