Análise de uma prática pedagógica sobre o conceito de decomposição da matéria a partir do poema "Latas" de Manoel de Barros

Autores

  • Luciana Marques Farias
  • Richard Lima Rezende
  • Débora Rezende Ferreira
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240133120202621

Resumo

 

Por uma educação menos fragmentada, que agregue conhecimentos científicos, culturais e artísticos para uma formação mais humanizadora, a proposta deste trabalho é analisar, pelo olhar de um grupo de universitários da Universidade Federal de Lavras, uma proposta pedagógica  sobre o ensino de decomposição da matéria para o ensino médio, na qual foi utilizada uma poesia como recurso pedagógico. Se enquadrando em uma pesquisa qualitativa, utilizamos o método de categorização de falas, onde as mesmas foram agrupadas em três categorias: 1) “A poesia como recurso problematizador”; 2) “Abordagem superficial sobre questões ambientais”; e 3) “A escrita de poesia como método avaliativo”. Ao longo da discussão pôde-se perceber a importância do planejamento da aula e a reflexão em conjunto, pois um ponto passou despercebido pelo olhar das professoras que foi a abordagem superficial sobre questões ambientais. Outro ponto relatado foi a interação professor-aluno que foi proporcionada pela problematização feita por meio da poesia “Latas, de Manoel de Barros”. Além disso, a atividade avaliativa proposta também, demonstrou mais um momento de troca de ideias entre professoras e alunos. Percebe-se, portanto, o potencial da poesia como recurso problematizador da realidade e seu exercício de escrita como método avaliativo, além de que é preciso haver discussões mais consistentes sobre as questões ambientais.

    

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Marques Farias
         
  • Richard Lima Rezende
       
  • Débora Rezende Ferreira
      
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior
     

Downloads

Publicado

2020-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FARIAS, Luciana Marques; REZENDE, Richard Lima; FERREIRA, Débora Rezende; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. Análise de uma prática pedagógica sobre o conceito de decomposição da matéria a partir do poema "Latas" de Manoel de Barros. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 13, n. 31, 2020. DOI: 10.17271/19843240133120202621. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/2621. Acesso em: 4 dez. 2024.