Análise de uma prática pedagógica sobre o conceito de decomposição da matéria a partir do poema "Latas" de Manoel de Barros
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240133120202621Resumo
Por uma educação menos fragmentada, que agregue conhecimentos científicos, culturais e artísticos para uma formação mais humanizadora, a proposta deste trabalho é analisar, pelo olhar de um grupo de universitários da Universidade Federal de Lavras, uma proposta pedagógica sobre o ensino de decomposição da matéria para o ensino médio, na qual foi utilizada uma poesia como recurso pedagógico. Se enquadrando em uma pesquisa qualitativa, utilizamos o método de categorização de falas, onde as mesmas foram agrupadas em três categorias: 1) “A poesia como recurso problematizador”; 2) “Abordagem superficial sobre questões ambientais”; e 3) “A escrita de poesia como método avaliativo”. Ao longo da discussão pôde-se perceber a importância do planejamento da aula e a reflexão em conjunto, pois um ponto passou despercebido pelo olhar das professoras que foi a abordagem superficial sobre questões ambientais. Outro ponto relatado foi a interação professor-aluno que foi proporcionada pela problematização feita por meio da poesia “Latas, de Manoel de Barros”. Além disso, a atividade avaliativa proposta também, demonstrou mais um momento de troca de ideias entre professoras e alunos. Percebe-se, portanto, o potencial da poesia como recurso problematizador da realidade e seu exercício de escrita como método avaliativo, além de que é preciso haver discussões mais consistentes sobre as questões ambientais.