Educação Ambiental

Consciência e Prática no Complexo Escolar John Wesley-Metodista (Namibe)

Autores

  • Aldino Miguel Francisco
  • Albertina Alice Longã Matias

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240143420212906

Resumo

A Educação Ambiental é importante por ser um instrumento de gestão ambiental fundamental para a proteção e conservação da natureza. Ela é necessária no ambiente escolar, pois ajuda o aluno a ter a noção de proteção do meio ambiente e melhora o seu bom rendimento estudantil. O objetivo foi de propor ações que permitem o desenvolvimento da Educação Ambiental aos alunos da 8ª e 9ª classes do Complexo Escolar John Wesley – Metodista. Metodologicamente, baseou-se numa abordagem qualitativa com destaque à revisão bibliográfica, análise documental, levantamento fotográfico, entrevistas e questionários - os questionários fechados foram aplicados a 100 alunos. Os resultados demonstraram que: a referida escola não possui um programa específico de Educação Ambiental; a maioria dos alunos não tem conhecimento do termo Educação Ambiental, mas foram corretos na definição Educação Ambiental. Sobre os temas estudados, o que recordam são: preservação e recuperação do meio ambiente; lixo e higiene pessoal; conservação da natureza e dos seus recursos e proteção dos grandes ecossistemas. Sobre a importância dos jardins e árvores, os alunos consideram que servem para embelezar a escola e contribuem para o bem-estar dos alunos. Quanto aos cuidados a ter com o lixo na escola, manifestaram ser para evitar doenças. Verificou-se a insuficiência nos cuidados com os meios escolar visto que os alunos pisam nas carteiras, fazem mau uso das casas de banho e pincham nas paredes.

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Publicado

2021-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRANCISCO , Aldino Miguel; MATIAS, Albertina Alice Longã. Educação Ambiental: Consciência e Prática no Complexo Escolar John Wesley-Metodista (Namibe). Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 14, n. 34, 2021. DOI: 10.17271/19843240143420212906. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/2906. Acesso em: 4 dez. 2024.