Divulgação Científica e Educação Ambiental Crítica: Convergências e Propostas

Autores

  • João Adalberto Campato Jr. Professor Doutor, Universidade Brasil (UB), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240153620223362

Resumo

A divulgação científica – em sua tarefa capital de popularização da ciência e da tecnologia – pode atuar no fomento à educação ambiental entre os leigos, principalmente entre os alunos do ensino formal. Dessa maneira, buscou-se evidenciar por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa a eficácia pedagógica que o texto de divulgação científica – sob diferentes formas de composição - possui para o ensino e a aprendizagem de educação ambiental, sobretudo em relação aos alunos do ensino fundamental e médio. Os textos de popularização de conteúdo técnico-científico eleitos para ilustrar o presente artigo revelaram-se especialmente propícios para desenvolver conceitos ecológicos e ambientais vinculados à vertente crítica da educação ambiental, estimulando, nessa mesma linha, a cidadania, a emancipação intelectual e a conscientização política dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental Crítica. Divulgação Científica. Ensino Fundamental e Médio.

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Publicado

2022-12-25

Como Citar

Campato Jr. , J. A. (2022). Divulgação Científica e Educação Ambiental Crítica: Convergências e Propostas. Revista Científica ANAP Brasil, 15(36). https://doi.org/10.17271/19843240153620223362

Edição

Seção

Artigos