Divulgação Científica e Educação Ambiental Crítica: Convergências e Propostas

Autores

  • João Adalberto Campato Jr. Professor Doutor, Universidade Brasil (UB), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240153620223362

Resumo

A divulgação científica – em sua tarefa capital de popularização da ciência e da tecnologia – pode atuar no fomento à educação ambiental entre os leigos, principalmente entre os alunos do ensino formal. Dessa maneira, buscou-se evidenciar por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa a eficácia pedagógica que o texto de divulgação científica – sob diferentes formas de composição - possui para o ensino e a aprendizagem de educação ambiental, sobretudo em relação aos alunos do ensino fundamental e médio. Os textos de popularização de conteúdo técnico-científico eleitos para ilustrar o presente artigo revelaram-se especialmente propícios para desenvolver conceitos ecológicos e ambientais vinculados à vertente crítica da educação ambiental, estimulando, nessa mesma linha, a cidadania, a emancipação intelectual e a conscientização política dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental Crítica. Divulgação Científica. Ensino Fundamental e Médio.

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Publicado

2022-12-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMPATO JR. , João Adalberto. Divulgação Científica e Educação Ambiental Crítica: Convergências e Propostas. Revista Científica ANAP Brasil, [S. l.], v. 15, n. 36, 2022. DOI: 10.17271/19843240153620223362. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/3362. Acesso em: 15 jan. 2025.