Percepção do uso e descarte de pilhas e baterias

Autores

  • Leonardo Ramos da Silveira Professor Doutor, IFG-Campus Águas Lindas, Brasil
  • Gustavo Vieira do Santos Estudante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente - IFG-Campus Águas Lindas, Brasil
  • Pedro Lucas de Souza Clementino Estudante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente - IFG-Campus Águas Lindas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240174220244966

Palavras-chave:

Pilhas e baterias, Estudantes, Legislação

Resumo

 A crescente demanda de eletroeletrônicos no Brasil faz com que a utilização de pilhas e baterias seja proporcional ao consumo de aparelhos que as requerem para poderem funcionar. A carência de alternativas e a falta de informação da população fazem com que pilhas e baterias sejam destinadas em locais incorretos, podendo assim, acarretar sérios danos ambientais.  Desse modo o objetivo desse trabalho foi verificar a percepção do uso e do descarte de pilhas e baterias. O estudo foi realizado no campus Águas Lindas do IFG. Um questionário foi aplicado com os estudantes do curso técnico integrado em Meio Ambiente. Ao todo 46 estudantes de forma voluntária participaram da pesquisa, sendo que estão distribuídos entre as séries do 1, 2 e 3os anos. Os entrevistados usam pilhas e baterias em diferentes tipos de equipamentos, relatando que o material usado em sua maioria são guardados, já que perto de sua residência não há ponto de coleta, dessa forma uma parcela dos entrevistados descartam esse material no lixo comum. Os entrevistados conhecem a problemática, o que remontam a importância desses estudos e de ações de educação ambiental para a orientação do descarte ambientalmente adequado e que esteja de acordo com as normativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

SILVEIRA, Leonardo Ramos da; SANTOS, Gustavo Vieira do; CLEMENTINO, Pedro Lucas de Souza. Percepção do uso e descarte de pilhas e baterias. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 17, n. 42, 2024. DOI: 10.17271/19843240174220244966. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/4966. Acesso em: 4 dez. 2024.