Principais desafios em drenagem estrutural
Uma perspectiva baseada na literatura mundial contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240184620255947Palavras-chave:
drenagem, infraestrutura verde, sustentabilidadeResumo
RESUMO
Objetivo: Identificar os principais desafios na implementação de medidas estruturais de drenagem de águas pluviais.
Metodologia: Uma revisão bibliográfica e análise de conteúdo.
Originalidade/Relevância: O estudo aborda a incapacidade das abordagens de drenagem tradicionais em lidar com os desafios das mudanças climáticas, destacando os diferentes tipos de infraestrutura, medidas de controle e a necessidade de novas abordagens em drenagem de águas pluviais.
Resultados: Foram selecionados 131 artigos para análise, com predominância do idioma inglês. A literatura mostrou um aumento de publicações a partir de 2017, com um pico em 2020. A infraestrutura verde foi a mais abordada, seguida pela infraestrutura cinza e, por fim, a azul. Os temas mais recorrentes foram a avaliação de desempenho e a avaliação econômica.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui ao consolidar soluções baseadas na natureza e arranjos híbridos como estratégias centrais para a drenagem urbana sustentável. Além de apontar a transição para modelos híbridos, que combinam diferentes tipos de infraestrutura, que se constitui em uma tendência irreversível.
Contribuições sociais e ambientais: a análise ressalta que a drenagem é o aspecto mais frágil do saneamento básico no Brasil, com um alto risco ambiental, econômico e geo-hidrológico. O trabalho destaca a necessidade de priorizar a drenagem em políticas públicas, considerando que grande parte dos municípios carece de sistemas de drenagem das águas pluviais e de planos diretores específicos.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Científica ANAP Brasil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








