ECOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. DIÁLOGOS TRANSDISCIPLINARES NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Lesly Monteiro Ratinho

DOI:

https://doi.org/10.17271/198432401120086

Resumo

Este estudo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre como a filosofia pode ajudar a educação a compreender os temas ambientais. Para tanto, se torna necessário entender a ruptura entre as Ciências Naturais e as Ciências Humanas, e questionar se é possível uma nova conexão destas epistemologias visando à quebra do paradigma antropocêntrico arraigado no ser humano. Uma integração dos diferentes saberes instituídos poderia modificar pensamentos, sentimentos, palavras e ações para a defesa da sustentabilidade planetária? A hermenêutica é uma disciplina filosófica em que se discutem a interpretação de idéias e pensamentos. A palavra deriva do nome do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem se atribui à mediação da linguagem e do entendimento entre os mundos. Pode a hermenêutica ser utilizada como agente construtor de reflexões, explicitando as temáticas ambientais tão necessárias à manutenção da vida humana no planeta? Por ser a hermenêutica uma disciplina e por este estudo ter um movimento de quebra de barreiras, a transdiciplinaridade é analisada como um processo que pode levar o ser humano a compreender o mundo e sua inserção nele de maneira diferente do habitual. A transdiciplinaridade instrumentaliza o diálogo entre a ecologia, a filosofia e a educação além de passar (e ultrapassar) outros campos epistemológicos. Já a teoria de Gaia é apresentada com o intuito de alargar a concepção do papel da espécie humana no planeta Terra e também como um instrumento de viabilização para a reflexão em sala de aula.

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Publicado

2011-03-06

Como Citar

Ratinho, L. M. (2011). ECOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. DIÁLOGOS TRANSDISCIPLINARES NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE. Revista Científica ANAP Brasil, 1(1). https://doi.org/10.17271/198432401120086

Edição

Seção

Artigos